domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dragar e recuperar a Lagoa Olho D'água é possível

Conheça o exemplo de dragagem que está sendo utilizado no Rio De Janeiro

Pesquisando na web uma alternativa para dragagem da Lagoa Olho D'água, me deparo com uma matéria da Globo News muito interessante. O programa "Cidades e Soluções" apresentou a maior dragagem já feita no Brasil, no Canal do Fundão, no Rio de Janeiro. Vendo essa matéria, conclui que o assoreamento da Lagoa Olho D'água tem solução.

O Canal do Fundão, fica na Baia de Guanabara e está sendo totalmente recuperado. Esse canal estava do mesmo jeito que nossa lagoa aqui: totalmente assoreado e poluído. 

Na dragagem que está sendo realizada por lá, a tecnologia utilizada é de ponta. Durante a retirada dos sedimentos, o lixo, a lama, a areia e o lodo tóxicos são separados. Parte dos resíduos são utilizados como recuperação do mangue e a outra como aterro para outras áreas, que serão urbanizadas.  Apenas o lixo é transportado para aterros sanitários. O investimento na dragagem do Canal do Fundão é de R$ 180 milhões e está sendo financiado pela Petrobrás junto ao Governo Federal.

Deixo vocês com o vídeo do programa. Vale a pena assistir e cobrarmos aqui em Pernambuco um processo semelhante de recuperação para a Lagoa Olho D'água. Está ai o exemplo que os políticos sempre me perguntam: dragar e recuperar a Lagoa Olho D'água é possível.

Assista ao vídeo:



Nenhum comentário: