segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Confira imagem inédita da tartaruga que desovou na praia de Candeias e virou atração

Os ovos estão sendo monitorados pela prefeitura de Jaboatão e ambientalistas
  Imagem: Audo Brasileiro
 Animal foi fotografado pelo internauta Audo Brasiliero

 No início da semana passada, uma tartaruga desovou na praia de Candeias. Até então, não havia imagens do animal, o que dificultava o reconhecimento da espécie. Mas o internauta Audo Brasileiro fotografou o momento em que a tartaruga voltava ao mar de Candeias. As fotos foram enviadas com exclusividade ao blog por nosso amigo ambientalista Júnior Rakisk.

Júnior explica que as espécies de tartaruga mais comuns no nosso litoral são 5: a tartaruga cabeçuda, de pente, de couro, oliva e verde. Acredita-se que o animal que desovou em Candeias seja da espécie cabeçuda.

O ninho com cerca de 160 ovos está recebendo toda atenção da secretaria de meio ambiente de Jaboatão. O local na areia foi cercado, sinalizado e está sendo monitorado 24 horas. O movimento vem atraindo muitos visitantes. Nosso amigo Júnior teve a idéia de confeccionar banner explicativo e folders para conscientizar a população da importância de se preservar as tartarugas. O material está sendo distribuído entre os visitantes.

Os filhotes devem nascer em 45 ou 60 dias. Como existe o risco das tartarugas correrem para a estrada, elas serão auxiliadas pelos ambientalistas e guardas ambientais do GAMA no percurso até o mar. 

Nenhum comentário: