terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bairros da Zona Sul de Jaboatão são áreas endêmicas com alto risco de contaminação por filariose

Quanto mais afastados dos grandes corredores, maiores são os problemas dos bairros da zona sul de Jaboatão. Falta de saneamento, esgoto a céu aberto e água empoçada já fazem parte do cotidiano da população. Mesmo se você evitar contato com a sujeita, o perigo pode aparecer de forma praticamente invisível, através dos ares. Você pode não desconfiar, mas uma simples picada de mosquito, pode trazer sérias conseqüências à sua saúde. Fique atento: a zona sul de Jaboatão é área endêmica, com alto risco de contaminação por filariose.

A filariose é uma doença séria, provocada por picada de inseto. É popularmente conhecida pelo nome de elefantíase, isso porque, assim que a doença evolui, pernas e braços incham, ganhando proporções enormes, prejudicando a circulação sanguínea e trazendo problemas graves à saúde.

Quando o mosquito infectado pica o homem, deposita as larvas na corrente sanguínea. Os sintomas demoram a aparecer, de um a alguns meses. Se diagnosticada no início, é possível se currar completamente, evitando que os membros inchem. Caso não for diagnosticada em estágio inicial, a doença não tem cura, apenas tratamento. Neste caso, o inchaço dos membros será inevitável e irreversível. 

BAIRROS DA ZONA SUL DE JABOATÃO SÃO CONSIDERADOS ÁREAS ENDÊMICAS

Vários bairros da zona sul de Jaboatão, como os de Piedade, Candeias, Dom Hélder, Jardim Piedade, Barra de Jangada, Lagoa das Garças, Sotave, entre outros, são considerados endêmicos, pois apresentam risco constante de contaminação por filariose. Quanto menos urbanizada a área e menor a infra-estrutura, maior o risco. 

As comunidades mais próximas a Lagoa Olho D'água, que possuem canais ou áreas alagadas, são as mais perigosas, pois a falta de infra-estrutura faz o número de insetos aumentar. 

COMO PREVENIR?

A melhor forma de prevenção é evitar picadas de insetos. Mas nem sempre é possível, principalmente quem vive em áreas endêmicas e com muito mosquito, como em diversas comunidades da zona sul de Jaboatão. A dica então é fazer o exame de filariose pelo menos uma vez por ano (ideal é uma vez a cada 6 meses). 

O exame é simples e gratuito. Com uma simples furada no dedo, é retirado um pouco de sangue (gotas), que segue para análise em laboratório. Mas atenção, o exame só pode ser feito após às 22h00, horário que as larvas da doenças aparecem na corrente sanguínea. 

ONDE FAZER O EXAME E BUSCAR TRATAMENTO

A prefeitura de Jaboatão não faz muito alarme, mas eles sabem do problema e fazem um trabalho de prevenção, visitando as comunidades e realizando os exames. Eu faço este exame todos os anos gratuitamente, pela rede pública. Ontem eu fiz novamente, aqui perto da lagoa, numa ação da Secretaria se Saúde de Jaboatão. Para solicitar o exame de filariose, entre em contato com a secretaria municipal de saúde que eles vão na sua comunidade. 

Outra forma de fazer o exame é se dirigir ao Hospital Geral de Prazeres. Lá o teste é feito gratuitamente todos os dias, a partir das 22h30. Lembre-se que a filiariose tem cura se diagnosticada no início. E para nós que moramos em área de risco,  a  melhor forma de prevenir é através da análise do sangue, que vai identificar a doença antes ela evolua, possibilitando a cura. 

Em caso de diagnostico positivo de filariose, todo tratamento é feito com prioridade e de forma gratuita pela rede municipal de saúde. Previna-se!

Nenhum comentário: