sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Timbus também estão sendo mortos na Lagoa Olho D'água

Outro animal que está ameaçado na Lagoa Olho D'água é o Timbu. Essa espécie de gambá, que tem hábitos noturnos e se alimenta de frutos, insetos, raízes e crustáceos, vem sendo domesticada e até mesmo morta por moradores.

O timbu é um animal selvagem (não pode ser domesticado), tem hábitos noturnos e para se defender de possíveis ameaças exala um cheiro forte, o que incomoda os menos esclarecidos e os moradores que tem a residência visitada por esses animais. Já presenciei animais sendo mortos a pedradas por grupos de adolescentes. Infelizmente nada pude fazer porque cheguei tarde.

As ocupações irregulares também são uma ameaça para o animal, que aos poucos vem perdendo seu habitat natural.

A Lagoa Olho D'água é considerada área de preservação ambiental por lei federal, mas não existe nenhuma fiscalização do IBAMA, CPRH ou Secretarias Municipal ou Estadual de Meio Ambiente. 

Atualizando (às 16h30)

Agora pouco um grupo de jovens tentou frustradamente (ainda bem que não conseguiram) colocar fogo em toda a vegetação da margem da lagoa. Fizeram por simples prazer e desinformação. Se eles tivessem conseguido, centenas de animais seriam queimados vivos. Dá para acreditar? Infelizmente não há fiscalização na lagoa , ligar para a polícia não adianta (eles não vem) e os moradores não podem fazer muito, pois não sabemos com que tipo gente estamos lidando. A lagoa está abandonada pelo poder público.

Nenhum comentário: