segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Na Região Metropolitana do Recife, prédios tipo caixão tem 20 vezes mais chances de desabar

Risco de desabamento é o maior do mundo

Os prédios do tipo caixão, aqueles que são construído sem colunas de sustentação, tem 20 vezes mais chances de desabar na Região Metropolitana do Recife. Este é o maior risco do mundo.

Isso se deve ao solo arenoso e de mangue, que muitas vezes faz o terreno ceder e decompõe a base de sustentação desses imóveis. A falta de manutenção também é apontada por especialistas como agravante.

Atualmente, mais de 6 mil imóveis deste tipo correm risco de desabar na Região Metropolitana. Desses, 340 (10%) serão recuperados até 2012 com recursos provenientes do Governo Federal, do Estado e de 5 municípios (Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista e Camaragibe). O valor do investimento chega a mais de R$ 370 milhões.

Apesar dos riscos, os prédios tipo caixão continuam a ser construídos. Em Jaboatão, por exemplo, esse tipo de construção está se multiplicando. Não vou citar as construtoras, mas aqui perto da Lagoa tem vários quase prontos, construídos em terrenos que antes eram alagadiços e foram aterrados. Minha intenção não é julgar, até porque compreendo que o problema de habiatçaão no Brasil é grave, mas fica o alerta para quem está querendo comprar esse tipo de imóvel. Às vezes o "barato" pode sair caro. 

Deixo vocês com a excelente matéria do jornalista  Adriano Pádua, da TV Jornal, que me inspirou a escrever esse "post alerta". Vela a pena conferi!


.

Nenhum comentário: