quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Em Perigo: Lagartos estão sendo capturados e mortos na Lagoa Olho D'água

Várias espécies de lagartos desse tipo estão em extinção

Não são apenas as aves que sofrem com o desequilíbrio ecológico e com a caça predatória na Lagoa Olho D'água. Outras espécies, como o lagarto de restinga, também estão ameaçadas. A poluição, as queimadas e o avanço das construções irregulares para a área que deveria ser de preservação ambiental (nas margens da lagoa), vem contribuindo com a morte da espécie.

 
Apenas nesta semana, 2 lagartos, de aproximadamente 40 cm de comprimento,  procuraram refúgio em casas de moradores após queimadas criminosas na vegetação onde eles vivem (veja foto ao lado feita pelo pelo nosso blog em uma das casas)


Outro problema é a captura, venda e tentativa de domesticação destes animais. Como na lagoa existe um enorme problema social, vários moradores menos esclarecidos, capturam os animais e tentam frustradamente domesticá-los. Os lagartos morrem semanas depois, pois são uma espécie selvagem que não deveria ser domesticada.

Apesar da margem da Lagoa Olho D'água, num raio de 100 metros, ser considerada área de proteção ambiental (de acordo com lei federal) não existe fiscalização de órgãos ambientais, como o IBAMA, CPRH ou da Secretaria Estadual ou Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário: