terça-feira, 14 de setembro de 2010

Revitalização da Lagoa Olho D'água continua no papel

 Milhares de famílias vivem de forma precária e irregular nas margens 
da maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil 

Apesar de já existirem recursos do PAC, desde 2008, que totalizam um pouco mais de R$ 59 milhões, as obras de urbanização  e saneamento dos bairros no lado leste da Lagoa Olho D'água continuam no papel. Apenas a construção do conjunto habitacional que abrigará as famílias afetadas está sendo tocado pelo Governo do Estado e pelo Ministério das Cidades.

O conjunto habitacional está sendo construído no bairro de Cajueiro Seco (Distrito de Prazeres), em Jaboatão, ao custo de R$ 50 milhões de reais. Quando estiver pronto, receberá cerca de 1300 famílias que hoje vivem em situação ilegal nas margens da Lagoa Olho D'água. As famílias já foram cadastradas.

Em visita a Jaboatão no 1º semestre deste ano, o governador Eduardo Campos prometeu que entregaria a lagoa urbanizada até 2012. Mas do jeito que as obras estão devagar, este prazo corre o risco de não ser cumprido. 

De acordo com o último relatório das obras do PAC no Estado de Pernambuco, divulgado no mês de Abril deste ano, as obras de urbanização da Lagoa Olho D'água ainda estão em "ação preparatória", ou seja, nem foram licitadas em sua totalidade.

A revitalização da Lagoa Olho D'água é uma das obras do PAC dentro do Estado de Pernambuco que segue atrasada e sem a transparência que a população deseja. É muito difícil consegui, junto a CEHAB (Companhia Estadual de Habitação), responsável pelas obras, informações referentes as licitações que envolvem a revitalização da Lagoa Olho D'água. No meu último contato, consegui descobrir que uma empresa estaria elaborando o projeto de urbanização, mas a CEHAB ainda não me confirmou qual é esta empresa e qual o prazo para o projeto ficar pronto e ser executado. 

Continuo tentando fiscalizar tudo e manter você que acompanha o blog informado. Assim que eu dispuser de maiores informações estarei publicando aqui.  Vamos torce para que essas obras se iniciem o mais rápido possível, pois o dinheiro já existe, só falta trabalho e força de vontade por parte do Governo do Estado.

Nenhum comentário: