terça-feira, 17 de agosto de 2010

Organizadores da Festa da Lavadeira estão tendo problemas para realizar evento

Segundo denúncias dos organizadores, o condomínio da Reserva do Paiva estaria impondo limites que prejudicam a realização da tradicional Festa da Lavadeira

Imagem divulgação


A realização da 25ª Festa da Lavadeira, que acontece anualmente na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, parece que estar comprometida. Os organizadores do evento acusam a prefeitura do Cabo e o luxuoso condomínio da reserva do Paiva de colocarem impecílios para a realização do evento, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

Segundo os organizadores, durante a realização da última festa, o condomínio teria cercado com arame farpado uma grande área, impedindo a entrada dos participantes na área do condomínio, onde não existe, até o momento, nenhuma construção. Eles também reclamam que as regras impostas pela prefeitura do Cabo para a utilização da praia são muito rígidas e estariam dificultando a realização da festa, que faz parte da cultura popular e acontece uma única vez por ano.

Por outro lado, a administração do condomínio, que foi construído numa parceria da Odebretch Empreendimentos Imobiliários com o Grupo Ricardo e Cornélio Brennnad se defende e afirma que existe uma grande preocupação com a segurança dos condôminos e das pessoas que frequentam a festa. A administradora diz que não é contra a festa, mas  declara que outro espaço seria mais apropriado para a realização o evento.

Ivanir Augusto dos Santos, assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, denuncia em entrevista a revista Isto É, que precisou acionar o Ministério Público para garantir o direito de ir e vir dos frequentadores durante a última edição da festa. Ele precisou ir à praia do Paiva uma semana antes para retirar as cercas de arame farpado colocadas pelo condomínio e intermediar junto à prefeitura do Cabo a montagem da infra estrutura da festa. 

Os organizadores do evento temem que a Festa da lavadeira seja extinta e afirmam que a ajuda da prefeitura do Cabo na organização do evento já não é como há 20 anos, quando o incentivo era maior. 

Paiva: uma terra de contrastes
.

Ruas de acesso ao Loteamento Praia do Paiva não tem saneamento e pavimentação
.
Enquanto o condomínio da Praia do Paiva, que foi construído numa parceria entre governo do Estado e  iniciativa privada, conta com uma infra-estrutura privilegiada, os antigos moradores, que estão fora da área do condomínio, não podem desfrutar da mesma infra-estrutura.

Eles reclamam que nenhuma rua do Loteamento Praia do Paiva, que existe desde 1983 é pavimentada. Quando chove, a situação é caótica e muitos moradores tem dificuldade para chegar em suas residências. 

A coleta de lixo também é outro problema. De acordo com os moradores, a coleta é feita por um jumento, situação bem diferente do lado milionário da praia. 
Segundo moradores, coleta de lixo é feita com um jumento

Os antigos moradores também reclamam que a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho não dá a devida atenção para a limpeza da praia. Denunciam que muitos trechos são sujos, inclusive com vidros quebrados e espalhados pelo chão.


Nenhum comentário: