quarta-feira, 16 de junho de 2010

A péssima qualidade da Oi

 .

Não é a toa que tem muita gente reclamando do péssimo sinal da operadora Oi. Fazer uma ligação na área de Piedade ou Candeias, em Jaboatão, está cada dia mais difícil. A ligação não tem estabilidade. Ruidos, interferências e rede ocupada são apenas alguns dos transtornos.

Semana passada, precisei fazer uma reclamação na ANATEL, pois não consigo ter um diálogo tranqüilo quando utilizo a Oi. Um engenheiro de rede esteve aqui na lagoa e confirmou que o problema pode ser a enorme quantidade de pessoas conectadas a uma única antena. 

De acordo com o engenheiro, a solução definitiva seria a instalação de novas antenas, mas cada uma custa em média R$ 5 milhões e a Oi não estaria disposta a pagar essa conta. Resultado: estão improvisando e aumentando a freqüência das antenas. Dessa forma é possível conectar mais celulares numa mesma estação. O problema é que a qualidade da ligação não é boa, pois a estação (antena) fica sobrecarregada. 

A regulamentação da Anatel diz que as operadoras devem oferecer um sinal de qualidade, sem ruídos ou interferências, mas infelizmente não é o que acontece na prática. O último relatório divulgado pela Anatel colocou a Oi Móvel em 3º lugar no ranking entre as piores, com o maior número de reclamações. A Claro ocupou o 2º lugar, seguido da Tim, em 4º. 



O que fazer caso a qualidade do seu sinal ou ligação seja ruim?

De acordo com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicação), quando a operadora não oferece um bom serviço o usuário deve registrar uma reclamação. Existem duas formas: através do telefone 133 (ligação gratuita) ou do site da ANATEL: www.anatel.gov.br

Quanto mais pessoas reclamarem, maiores as chances das operadoras resolverem o problema, pois a operadora pode ser multada ou até mesmo perder a concessão.

E você, tem enfrentando problemas com a sua operadora? Divida conosco sua experiência. Faça seu comentário.

3 comentários:

engenheiro de sistemas digitais disse...

a oi utiliza um método de compactar as chamadas. pode notar: o som é mais abafado. ela faz isso porque nao tem poder de processamento suficiente para tornar as chamadas mais claras, isso exigiria mais trafego de informacao pela rede e a rede da oi simplesmente nao suporta. nao é de hoje, é desde o dia que a oi chegou. infelizmente alguns lugares sao piores que os outros...

Ricardo Lima disse...

Muito ruim mesmo os serviços da Oi. Felizmente hoje estou na TIM que, apesar de também apresentar problemas, é melhor. Acho que como imediatismo a única coisa a ser feita é trocar de operadora.

Leonardo Ferreira disse...

Aqui em Fortaleza é do mesmo jeito, horrível, até a TIM que sobrecarregou sua rede consegue ser melhor... E sem dúvidas a VIVO na região é a que tem o sinal com melhor qualidade!