domingo, 9 de maio de 2010

Quantos litros de esgoto a Lagoa Olho D'água recebe por dia?


Uma curiosidade me veio a cabeça: quantos litros de esgoto a Lagoa Olho D'água recebe por dia? Como ninguém nunca se preocupou em mensurar isso, resolvi me basear nos dados do Instituto Trata Brasil e levantar uma hipótese probabilística. Vamos lá:


Se em torno da Lagoa Olho D'água vivem cerca de 200 mil pessoas* e cada habitante produz cerca de 103,2 litros de esgoto por dia, significa que diariamente a Lagoa Olho D'água recebe cerca de 20.660.000 (vinte milhões, seiscentos e sessenta mil) litros de esgoto!

É muita coisa gente! E junto com a água contaminada vem sedimentos, lixo, lama, etc. E o que os nossos governantes estão fazendo para mudar isso? Por enquanto nada...

Se a devastação continuar desse jeito, a Lagoa Olho D'água corre o risco de desaparecer, causando sérios danos sócio ambientais.


Infelizmente, ambientalistas, ONGs e grupos políticos não mostram interesse na Lagoa Olho D'água como na devastação de Suape, por exemplo.

Não estou querendo dizer que a atitude dos ambientalistas é errada. É importante levantar a bandeira para a causa do mangue em Suape. O que quero dizer é que talvez a Lagoa Olho D'água não dê a notoriedade que esses grupos buscam na mídia. Dessa forma, para que defender a Lagoa Olho D'água? É tudo uma questão de oportunismo e política...

Continuo aqui com esse trabalho, com a ajuda de muitos, é claro. Principalmente você leitor e veículos de comunicação, que acompanham esse trabalho e ajudam a divulgar. Apesar de importante, essa ajuda ainda é muito aquém da necessária para recuperar a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil.
Mas não vamos desistir, um dia agente chega lá...

* Dados disponibilizados pelo Governo do Estado em 2009

Nenhum comentário: