terça-feira, 4 de maio de 2010

Moradores de Lagoa das Garças Esquecidos


No ano passado o nosso blog esteve na comunidade Lagoa das Garças, na margem oeste da Lagoa Olho D'água, nas proximidades da antiga BR 101 sul e constatou a situação de abandono dos moradores. No post intitulado "O outro lado da Lagoa Olho D'água", tentei mostrar o cotidiano dessas pessoas, suas reivindicações e perspectivas com o futuro.

O tempo passou e a prefeitura de Jaboatão informou ter executado algumas melhorias emergenciais na comunidade. Mas hoje recebi um telefonema de um morador, o aposentado Elsion Alves. Ele estava aflito e com vontade de mostrar mais uma vez, que infelizmente, nada mudou em Lagoa das Garças.

Seu Elsion afirmou que a prefeitura de Jaboatão não fez nada que prometeu e que a rua Lagoa do Náutico, a principal da comunidade, está cheia de buracos, lama e esgoto. O lixo continua se acumulando e os moradores temem o início do inverno. Se sentindo esquecido pelo poder público, o morador questionou o por que da prefeitura executar algumas obras em Sotave (comunidade vizinha) e nenhuma em Lagoa das Garças. "Hoje o prefeito estará em Sotave para anunciar algumas obras por lá. Enquanto isso estamos esquecidos aqui na Lagoa das Garças" - desabafou.

OPINIÃO

Não são apenas os moradores de Lagoa das Garças que estão sofrendo com a falta de investimentos da prefeitura de Jaboatão. A maior parte dos mais de 50 mil habitantes que vivem nas margens da lagoa não são atendidos por serviços públicos essenciais, tais como, esgoto, pavimentação, água encanada, saúde, educação, etc.

A justificativa da prefeitura é: "não podemos fazer intervenções no local porque estamos esperando o Governo do Estado executar a revitalização". Desculpa furada, cá pra nós! Sabemos que coleta de lixo, limpeza, serviços de terraplenagem e melhorias de acessos é possível SIM fazer. Agora o IPTU chega em dia e aí de quem não pagar, heim?

Não sou contra esse governo, mas me sinto indignado, assim como todos os cidadãos que vivem aqui na lagoa, por ter que pagar impostos e não ter serviços. O que falta por parte da prefeitura de Jaboatão é compromisso com toda a cidade, não apenas com alguns bairros de interesse político eleitoral.

Elias Gomes, chega de ignorar a Lagoa Olho D'água! Seja mais inteligente e tenha a lagoa como uma possibilidade de crescimento político, não como um obstáculo, algo que deve ser ignorado. Que político não gostaria de entrar na história por ter revitalizado e recuperado a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil? Pense nisso...

Um comentário:

Marcelo disse...

Caros amigos venho tb com minha indignação completar as informações dita.

1- Margem da Lagoa Olho D'água!

Marcelo - Sempre esteve abandonada e não vai ser com esse Prefeito que será mudado.

2- O tempo passou e a prefeitura de Jaboatão informou ter executado algumas melhorias emergenciais na comunidade.

Marcelo - Respostas Mentirosa.

3 - Seu Elsion afirmou que a prefeitura de Jaboatão não fez nada que prometeu e que a rua Lagoa do Náutico, a principal da comunidade, está cheia de buracos, lama e esgoto. O lixo continua se acumulando e que os moradores temem o início do inverno.

Marcelo - Vai continuar fazendo nada, Teremos que pedir socorro as autoridades competente do Estado.

4 - Não são apenas os moradores de Lagoa das Garças que estão sofrendo com a falta de investimentos da prefeitura de Jaboatão.

Marcelo - Nós tb que fazemos parte da comunidade novo horizonte ( Suvaco da Cobra ).

5 - A justificativa da prefeitura é: não podemos fazer intervenções no local porque estamos esperando o Governo do Estado executar a revitalização.

Marcelo - Estão esperando um Projeto que existe a ser feito na Lagoa do Naútico pra dizer que tem a participação. E esse projeto só vai sair mesmo quando esse Prefeito perder o mandato na proxima eleição.

6 - Não sou contra esse governo, mas me sinto indignado, assim como todos os cidadãos que vivem aqui na lagoa, por ter que pagar impostos e não ter serviços. O que falta por parte da prefeitura de Jaboatão de compromisso com toda a cidade, não apenas com alguns bairros de interesse político eleitoral.

Marcelo - Também não sou contra o Prefeito e sim pela administração, que estamos esquecido, mas fico muito indignado principalmente porque estamos ao vivo vendo e sentido o sofrimento das familias.

7 - Ruim por Ruim o Geraldo Melo (Falecido) e Nilton Carneiro foram melhor.

Abraços.