quinta-feira, 15 de abril de 2010

Praias de Jaboatão são Impróprias para Banho

Praia de Candeias - Poluição provoca aumento das algas

Se você é daqueles que adora uma praia no final de semana e se essa praia é no litoral de Jaboatão, fique atento! Estudos realizados em 2009 pela CPRH (Agência Estadual de de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), apontam toda orla de Jaboatão dos Guararapes como imprópria para banho. De acordo com o monitoramento, que é feito em todo o litoral de Pernambuco, as praias de Jaboatão estão classificadas como poluídas (cor vermelha - imagem abaixo), ou seja, a qualidade da água é cosiderada má, sendo impróprias para banho em mais de 50% do tempo.


Monitoramento do Litoral Pernambucano, CPRH/2009. As áreas Vermelhas e amarelas são áreas poluídas, impróprias para banho na maior parte do ano.

Os trechos que são monitorados com frequência são os seguintes:

  1. Hospital da Aeronáutica (Piedade) - esse trecho é o menos poluído da orla de Jaboatão, tendo a qualidade da água como regular. O mesmo resultado até as imediações da igrejinha de Piedade.
  2. SESC PIEDADE - da igrejinha de Piedade até o Sesc a água vai ficando cada vez mais poluída. Nesse trecho a água é cosiderada como de má qualidade, não sendo aconselhável para banhistas.
  3. Candeias, próximo a Candelária - esse trecho é extremamente poluído, pois fica muito próximo a foz do rio Jaboatão. É possível observar a água muito turva nessa área. Evite esse trecho.
  4. Barra de Jangada, final da praia de Candeias - área muito poluída, pois é neste local que desemboca o rio Jaboatão. Tente não entrar no mar nessa localidade.



SEM SINALIZAÇÃO, BANHISTAS DESCONHECEM PERIGO DE CONTAMINAÇÃO


Apesar do risco de contaminação por doenças como hepatites, problemas de pele (micoses, alergias, etc), infecções gástricas, entre inúmeros outros problemas, a prefeitura de Jaboatão parece ignorar os riscos. Em toda orla não existem placas informando que a água é imprópria para banho. Nem mesmo próximo do rio Jaboatão, onde a poluição é visivel, existe sinalização informando aos banhistas.


CAUSAS DA POLUIÇÃO

Como já falei inúmeras vezes aqui no blog, apenas 12% do município de Jaboatão dos Guararapes possui rede de esgoto. Sem tratamento, a água que é utilizada pela população acaba desembocando nos rios e lagoas sem nenhum tratamento, seguindo para mar e contaminando nossas praias.

Atualmente, todo o esgoto de Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Prazeres e Pontezinha é jogado na Lagoa Olho D'água. Em virtude disso, a Lagoa Olho D'água está assoreada e corre risco de desaparecer. A consequência são os intermináveis alagamentos nas localidades acima citadas.

Como a lagoa tem uma ligação com a foz do rio Jaboatão, boa parte da poluição acaba chegando a praia de Barra de Jangada. As correntes marinhas se encarregam de espalhar a poluição trazida pelo rio Jaboatão por todo litoral do município. Não podemos esquecer que, por falta de opção, muitos edifícios localizados na orla também jogam esgoto clandestinamente no mar, contribuindo com a contaminação das praias.

Ano passado, a Compesa anunciou a liberação de R$ 4 milhões para saneamento da orla de Jaboatão, mas até o momento, nenhuma obra começou e a praia continua sendo poluída.


LOCALIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA ONDE AS PRAIAS SÃO PRÓPRIAS PARA BANHO


De acordo com o monitoramento feito pela CPRH em 2009, em toda a Região Metropolitana do Recife, apenas a praia de Boa Viagem é considerada própria para banho. Os trechos vão do posto 5 até o posto 15.

Fica a dica para você aproveitar uma boa praia sem correr riscos de saúde.

Para ler o monitoramento completo das praias de Pernambuco, clique
AQUI

Leia também: Jaboatão entre as 10 piores cidades do Brasil em coleta e tratamento de esgoto






Nenhum comentário: