sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jaboatão diz que vai investir 5 milhões em limpeza de canais. Com Lagoa assoreada, para onde a água vai?

Artigo de Opinião

Imagem do Canal de Setúbal

Hoje a prefeitura de Jaboatão anunciou que vai investir R$ 5 milhões até o final do ano na limpeza dos canais da cidade. Ao todo, 51 canais serão limpos em todas as 6 regionais. O canal de Setúbal, um dos maiores e o que mais polui a Lagoa Olho D'água, será beneficiado. De acordo com a prefeitura, a limpeza no Canal de Setúbal será mecanizada. O objetivo da ação é evitar os alagamentos que ocorrem em Jaboatão durante o inverno.

A iniciativa da prefeitura é importante, afinal, os canais estão imundos e a população que deveria colaborar e não jogar lixo não faz a sua parte. O resultado é uma lixaria acumulada, que polui rios, praias e a nossa lagoa. Mas será que adianta apenas limpar canais aqui perto da Lagoa Olho D'água para evitar os alagamentos? A prefeitura não estaria sendo simplista e mais uma vez tentando amenizar o caos das chuvas (com investimentos altíssimos - é bom lembrar) ao invés de resolver o problema definitivamente com a elaboração de projetos de drenagem e infra-estrutura? A resposta é SIM, infelizmente.

Como já falei diversas vezes aqui no blog, a Lagoa Olho D'água está extremamente assoreada, ou seja, em virtude da poluição e do acumulo de lixo e lama, a lagoa perdeu sua profundidade, que normalmente deveria ser de 8 metros. Atualmente a Lagoa Olho D'água tem apenas 80 centímetros de profundidade, isso no seu centro. E o que isso tem a ver com os alagamentos?

Estudos indicam que existe uma enorme falha no terreno que faz com que a topografia da beira mar de Piedade e Candeias seja cerca de 6 metros superior a da lagoa, ou seja, é como se existisse uma descida da beira mar até a Lagoa Olho D'água, muitas vezes imperceptível mas que está lá. Uma espécie de rampa.

Quando chove, a água escorre por essa "rampa" indo em direção a Lagoa Olho D'água. Como a lagoa está assoreada (entupida de lixo, sedimentos e lama), se o volume de água for muito grande não terá para onde escoar sem provocar alagamentos. A água sofrerá refluxo, alagando ruas, avenidas e residências em várias comunidades de Piedade e Candeias, independentemente de os canais estarem ou não limpos. É a mesma coisa de você desentupir os canos de sua casa e deixar a fossa cheia.


A diferença topográfica entre as margens da lagoa e a beira mar de Piedade e Candeias é superior a 6 metros em alguns pontos

A solução para esse problema seria não apenas a limpeza dos canais, mas sim a dragagem da Lagoa Olho D'água. Através da dragagem seria possível retirar todos os sedimentos da lagoa, fazendo-a ter maior profundidade, renovando-a e tornando-a navegável. A Dragagem aliada a obras de infra-estrutura, saneamento e drenagem resolveriam definitivamente o problema de alagamentos na regional 6 (Piedade, Candeias, Pontezinha, Barra de jangada, etc). A água da chuva teria para onde escoar e os mais de 200 mil habitantes do local seriam beneficiados.

Investir R$ 5 milhões apenas para limpar os canais mostra que a prefeitura de Jaboatão está pouco comprometida em resolver definitivamente os problemas de alagamentos na cidade. Com a segunda arrecadação em impostos do Estado, Jaboatão pode até não ter dinheiro suficiente para tocar essas obras na lagoa sozinha, mas com certeza tem recursos suficientes para contratar especialistas que possam elaborar projetos e, conseqüentemente, buscar financiamentos junto ao governo federal.

Enquanto a mudança prometida por Elias Gomes nunca chega e nada é feito pela Lagoa Olho D'água e pelas pessoas que aqui vivem, temos que continuar enfrentando os alagamentos, doenças e, o pior, pagando IPTU altíssimo! Depois de mais de 1 ano de governo, continuamos ouvindo o eterno discurso de que a culpa de Jaboatão estar um caos é da administração passada. Um ladainha antiga e que já está, cá ente nós, enchendo o saco!




Nenhum comentário: