sábado, 6 de fevereiro de 2010

CPRH apreende 20 tonelads de madeira ilegal em Barra de Jangada, Jaboatão

Por Paulo Rocha, do Gazeta Nossa

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou nesta quarta-feira (03) a apreensão de cerca de 20 toneladas de madeira ilegal, numa serraria em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. O carregamento estava estocado em um depósito, na vizinhança do estabelecimento, a fim de despistar a fiscalização.

A operação contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento ao Meio Ambiente (Cipoma). No local, os fiscais florestais da CPRH apreenderam 134 toras de madeira-de-lei, grande parte de sucupira e murici, pesando cerca de 150 quilos cada uma, além de 64 estacas extraídas de uma área de mangue. Serras e outros maquinários também foram retidos pela fiscalização da Agência.

A apreensão é considerada recorde, pois representa mais da metade das madeiras apreendidas em 2009 (cerca de 32 toneladas), quando a CPRH passou a intensificar a fiscalização contra a extração de madeira ilegal em Pernambuco. Em 2010, a Agência já havia apreendido mais de 1.800 sacos de carvão irregular em Mirandiba e São José do Belmonte. "A fiscalização da Agência Ambiental é a presença do Estado para coibir as irregularidades na defesa do meio ambiente", comenta o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel.

O trabalho para descobrir a origem do carregamento encontrado em Barra de Jangada continua, porém as informações estão sendo mantidas em sigilo para não atrapalhar a investigação.

.

Nenhum comentário: