terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Revitalização: CEHAB se reune com moradores da Lagoa Olho D'água. Reunião foi positiva

Nessa tarde, moradores da Lagoa Olho Olho D'água (eu também estive presente) tiveram uma reunião com o diretor presidente da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação), Dr. Amaro João. Foram discutidos vários assuntos relacionados a revitalização da lagoa, entre eles a desapropriação da área de preservação ambiental, que será numa faixa de 100 metros a partir do espelho d'água.


CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS

O presidente da CEHAB informou que o cadastramento já começou. O objetivo inicial é cadastrar todas as famílias das áreas irregulares, impedindo o aumento do processo de favelização no local. "Nós não temos como fazer qualquer intervenção na lagoa com a quantidade de famílias que moram nas suas margens. Estamos fazendo esse cadastramento e vamos analisar cada caso em particular para as indenizações".

INDENIZAÇÕES

Existirão diferentes indenizações, de acordo com cada caso. Vários critérios serão avaliados, entre eles, se a residência ou terreno é legalizado. Nesses casos as indenizações serão de acordo com o valor de mercado.

Já as famílias mais carentes, que moram nas áreas invadidas, em casas improvisadas e sem estrutura, serão todas encaminhadas para o conjunto habitacional em Cajueiro Seco. As casas maiores nessas comunidades, onde o morador investiu em melhorias do imóvel, serão avaliadas a parte. Nesses casos poderá caber indenizações.


URBANIZAÇÃO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA

A empresa que fará o projeto de urbanização da área leste da lagoa será licitada já na próxima semana. Amaro João nos informou que a empresa terá até o final de 2010 para concluir o projeto de urbanização, que deverá contemplar vias de acesso, esgotamento sanitário e áreas de lazer no entorno da lagoa. Provavelmente as obras se iniciarão no 1º semestre de 2011, que é quando o conjunto habitacional em cajueiro seco deverá estar pronto.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

A empresa que vencer a licitação para o projeto de urbanização deverá desenvolvê-lo com a participação da comunidade. Será feito um levantamento de todas as lideranças comunitárias no entorno da lagoa. A partir daí serão realizadas reuniões com o intuito de discutir as melhores alternativas para a região. Fiquem ligados que informarei essas reuniões aqui no blog.

PRAZOS

A maior dificuldade em projetos desse porte é com relação aos prazos. O que se sabe até agora e que o projeto de urbanização será concluído em dezembro de 2010., ou seja, nesse ano não haverá obras, apenas o planejamento delas. Em 2011 começam as intervenções e desapropriação da lagoa. No momento ninguém sabe informar em quanto tempo as obras estarão prontas. "Só saberemos os prazos após a conclusão do projeto" - explica Amaro João, Diretor Presidente da CEHAB.


ASSOREAMENTO DA LAGOA

João Amaro nos informou que tem conhecimento do assoreamento, contudo, nesse momento não será feita a dragagem. "Temos recursos apenas para a urbanização do entorno, indenizações e construção do conjunto habitacional. Quando essas etapas estiverem concluídas é que vamos tentar recursos para a dragagem da lagoa" - concluiu.

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE JABOATÃO

O Governo do Estado está tendo contato com a prefeitura de Jaboatão. João Amaro nos informou que muitas intervenções nessa área precisam ser discutidas com a prefeitura - "Temos que saber os projetos da prefeitura para a região antes de começar qualquer obra. Já iniciamos o diálogo com os gestores de Jaboatão. "

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostaria de agradecer, em nome dos moradores do Parque Lagoa Olho D'água, ao Diretor Presidente da CEHAB, Dr. Amaro João, pela gentileza de nos receber hoje, mesmo estando com a agenda extremamente lotada. Essa reunião foi de fundamental importância para que possamos construir a nova Lagoa Olho D'água de forma democrática. Obrigado!


4 comentários:

Ryk disse...

Otima Noticia Herbert
Fico feliz, e tudo indica que agora vai!!!! rs...

O que me preocupou foi somente o assoreamento da lagoa. que tem que ser visto urgentemente!

Herbert Fernandes disse...

Pois eh Ricardo... o assoreamento está critico. Maior parte dos alagamentos são provocados por conta disso. Ou seja, enquanto não dragar a lagoa, tudo aqui nessa área vai continuar alagando. E a situação tende a ser pior com a chegada de novos conjuntos habitacionais... que pena que o problema continua sem solução. Vamos continuar cobrando.

Izabel disse...

Herbert...
Legal ter alguem tão comprometido, com algo tão belo quanto nossa Lagoa, tenho um terreno no Loteamento e sou apaixonada pela magia do clima daquele lugar.
Parabéns por seu esforço e amor pela Lagoa.
Sussesso!!!!!!!!
Izabel

BRUNO HENRIQUE disse...

a rua sao luiz na comunidade novo horizonte(suvaco da cobra)vai ser contenplada pela revitalizaçao da lagoa por favor manden informaçoes pelo meu e mail TONYBRASIL10@HOTMAIL.COM blez...