sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeitura Limpa Galerias na Rua Jangadeiro, em Piedade

Imagem da Rua Jangadeiro quando chove

Hoje a tarde a prefeitura de Jaboatão estava fazendo um serviço de limpeza das galerias da Rua Jangadeiro, em Piedade. A Referida rua é o principal acesso aos moradores do Conjunto Residencial Dom Hélder Câmara e de diversas comunidades na lagoa. Os trabalhadores contaram com o auxílio de um caminhão limpa fossas.

O esforço da prefeitura é válido, mas não podemos esquecer que a água dos canais sofre refluxo naquela região em virtude do assoreamento* da Lagoa Olho D'água, causando os alagamentos, independentemente das galerias e canais estarem limpos.

A solução definitiva do problema seria a dragagem da lagoa, que está assoreada e não consegue receber o grande volume de água das chuvas. A situação se agrava no inverno, quando trafegar pelo local torna-se praticamente impossível. Um risco à saúde dos pedestres, que precisam pisar na água e para os motoristas, que caem nos buracos, danificando os veículos, podendo causar acidentes.


* assoreamento - erosão causada pelo acúmulo de sedimentos, acelerada pela poluição, fazendo que a lagoa perca a sua profundidade normal. Atualmente a Lagoa Olho D'água, maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil, está com menos de 80cm de profundidade. No passado tinha mais de 8 metros.
.

Nenhum comentário: