quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em Programa de TV, Colaborador do Blog Pergunta a Elias Gomes sobre a Lagoa

Foto: Marcelo Ferreira - Site Oficial da Prefeitura de Jaboatão


Na tarde de ontem, o prefeito Elias Gomes concedeu uma entrevista ao Canal 22. Como não poderia deixar de ser, o nosso colaborador Ricardo Pedro ligou para o programa e fez uma pergunta ao vivo ao prefeito - sobre a Lagoa Olho D'água, é claro!

Ricardo perguntou sobre o projeto de revitalização, da verba de 110 milhões do PAC e enfatizou que os problemas de alagamento em Piedade e Candeias eram provenientes do assoreamento da lagoa. Elias Gomes respondeu o seguinte:
"Ricardo, a lagoa Olho D'água é patrimônio de Jaboatão, aliás, não só de Jaboatão, como de Pernambuco como um todo. É a maior lagoa urbana do Brasil e tenho ela como prioridade, pois ali irá se tornar local de luxo diante do que já estamos fazendo (...) Primeiro já temos 50 milhões liberados para a habitação. Toda a população entorno da lagoa irá sair de lá. Temos mais 59 milhões para a urbanização, que já está em fase de licitação a empresa que irá fazer. Vamos construir pista de cooper no entorno da lagoa e fazer a recuperação da mesma. Tenho ela como prioridade no meu governo".

Elias também falou que a urbanização do entorno da lagoa será executada e que teve uma reunião com a Compesa e conseguiu a liberação de verbas não apenas para o saneamento da orla, mas também para Lagoa Olho D'água. Disse ainda que Jaboatão estava devendo muito e estava organizando a casa antes de consegui financiamentos.

Vale lembrar aos leitores do Blog que a Revitalização da Lagoa Olho D'água está sendo financiada com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e será executada pelo Governo do Estado, através da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação). Nem a população, nem a Prefeitura de Jaboatão, conhece bem o projeto, que nunca foi apresentado pelo Governo do Estado de maneira clara, objetiva, com detalhes, prazos e valores concretos.

O que se sabe até agora do projeto é que um conjunto habitacional, que custará 50 milhões de reais, está sendo construído em Cajueiro Seco - Prazeres. A previsão de conclusão também não está clara e a construção dos prédios ainda nem começou, apenas terraplenagem e rede de esgoto (constatei através de visita recente). As famílias que serão beneficiadas também não foram cadastradas até o momento pela CEHAB, ou seja, a quantidade de famílias que desabitarão a área de proteção ambiental nas margens da lagoa não está definida e não se sabe se as 1200 moradias serão suficientes. Com relação a urbanização, o projeto ainda não está pronto, apesar da verba de 59 milhões estar aguardando o bendito projeto.

A entrevista de Elias Gomes foi positiva no sentido do prefeito saber que a população está de olho e muito ansiosa pela revitalização da lagoa. Esse tipo de entrevista é boa para fazer o processo acelerar. Esperamos que as promessas do prefeito não fiquem apenas no discurso e que a prefeitura parta para ação de fato. O blog e todos da lagoa terão todo prazer em auxiliar a prefeitura nesse processo! Vamos fazer a revitalização acontecer de verdade!

Gostaria de aproveitar o espaço e pedir que a prefeitura corra atrás das respostas junto ao Governo do Estado, sobre essa revitalização, assim como nós aqui estamos fazendo, pois é inadmissível um projeto desse porte acontecer de forma tão vaga, sem a transparência que tanto almejamos! O que a população mais deseja agora é conhecer esse projeto detalhadamente!

Estamos tentando consegui o vídeo da entrevista com Elias Gomes para disponibilizá-lo aqui no blog. Aguardem novidades! Obrigado a Ricardo Pedro pelo furo!

COMENTE ESSE POST CLICANDO NO LINK ABAIXO COMENTÁRIOS. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA!

.

Um comentário:

Flausino, L disse...

Bem,

concordo que ações de recuperação e urbanização da Lagoa do Náutico são urgentes e devem sim acontecer, bem como a melhoria da qualidade de vida da população que mora no entorno da mesma.

Porém, a dúvida que me passa, desde até o dia do Fórum da Lagoa Olho D'água é saber, além de quantas pessoas cadastradas para irem para o Conjunto em Cajueiro Seco, se existem pessoas que realmente estão interessadas em sair de lá. Digo, pois sempre se usa como argumento para a preservação da Lagoa, a presença de comunidades tradicionais de pescadores há décadas. Será que os descendentes que podem contar, no mínimo com essa fonte de sustento [das poucas tilápias existentes] querem ir para um lugar onde talvez, nem a pesca possa garantir um pouco de alimento para seus filhos e filhas com fome?

Pois para os governos de qualquer esfera ou linha ideológica é bom dar esmolas como casa de graça e bolsa família, mas quase nunca lembram de dar condições para as pessoas de sairem da pobreza sozinhas e alcaçarem suas autonomias como seres humanos.

Existem estudos que mostram que comunidades tradicionais que tem uma certa autonomia, quando são transferidas passam a depender mais dos mecanismos de auxílio social do governo, por não lembrarem de proporcionar alternativas econômicas para quem aprendeu a pescar vendo seus pais fazendo. Fora, problemas de saúde pública, como alcoolismo, depressão, violência.

Por que as melhorias na Lagoa só podem acontecer se os pobres saírem de lá? Fica a pergunta para o prefeito que pode ser feita para o mesmo em outra ocasião.

[]s e continue fazendo esse ótimo blog, Herbert.

Lucio Flausino