quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Compesa Investe em Saneamento na Orla. Lagoa fica de fora

Hoje o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, teve uma reunião com o presidente da Compesa, João Bosco de Almeida. O objetivo do encontro foi discutir as obras de saneamento no entorno da orla de Piedade e Candeias.

De acordo com o
site oficial da prefeitura , só para a execução do projeto, o Governo do Estado deverá investir quase R$ 4 milhões, divididos entre o abastecimento d´água e o esgotamento sanitário. A Compesa prevê que o projeto levará em torno de um ano para ficar pronto, mas a prefeitura nem a Compesa informaram quando as obras serão iniciadas, nem quais áreas específicas serão beneficiadas.

O gerente de Habitação e Saneamento de Jaboatão, Marcelo Bentes, foi mais longe ainda e disse que a obra vai reduzir o volume de esgoto que é jogado hoje na Lagoa Olho D'água. Nas palavras do gerente de saneamento "a redução da poluição da Lagoa é um dos benefícios da obra”.

Será? Vamos esperar para ver, pois sanear apenas a orla não vai resolver o problema de poluição na lagoa...

OPINIÃO

Investir em obras de saneamento é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer cidade. Atualmente, Jaboatão dos Guararapes possui apenas 3% de seu território saneado, o que está exorbitantemente abaixo da média nacional, que é de 75% (incluindo água e esgoto).

Contudo, a escolha de começar o saneamento sempre pelas áreas mais nobres, mostra a falta de compromisso do Município e do Estado com a população mais carente. Óbvio que essas obras (que ninguém sabe como e quando vão começar) trarão alguns benefícios, mas não podemos esquecer que nas margens da Lagoa existem 100 mil pessoas vivendo em condições precárias, sem água encanada e sem esgoto e que é - no mínimo imoral - se priorizar obras desse porte nas áreas mais nobres (que já dispoem do serviço), em detrimento das mais carentes, que continuam estagnadas em seu desenvolvimento urbano e social.

Um exemplo clássico do desinteresse do poder público em beneficiar a população mais carente que vive no entorno Lagoa Olho D'água é a atual expansão do sistema Pirapama. As obras que trouxeram transtornos a todos os moradores de Piedade e Candeias, ao que tudo indica, beneficiarão, principalmente, aos futuros moradores dos condomínios de luxo da Praia do Paiva.

Uma fonte me informou que as obras de expansão do sistema Pirapama não vão se estender até as comunidades da Lagoa Olho D'água, ou seja, o condomínio de luxo do Paiva nem estar pronto e já existe projeto em andamento para o abastecimento d'água no local. Enquanto isso, na Lagoa Olho D'água existem comunidades com mais de 40 anos que nunca foram atendidas pela Compesa, que não serão beneficiadas com a expansão do sistema Piarapama e - muito menos - existe previsão de quando serão atendidas.

Não seria mais ético que esses quatro minhões fossem investidos nas áreas mais carentes, matando a sede dos moradores que vivem há anos na lagoa sem água encanada? Não seria mais ético levar água e esgoto aos que não tem nada? Não seria mais ético (e inteligente) incluir a lagoa nesse projeto? De que vai adiantar diminuir o esgoto dos moradores da Av. Bernanrdo Vieira de Melo, se o restante das ruas (90%) vão continuar sem tratamento e poluindo a lagoa? Ruim ou bom, os moradores da orla já dispõem de infra-estrutura e água encanada. Com certeza esse enorme investimento na orla vai acentuar ainda mais as diferenças entre os ricos e pobres, dos com direitos e sem direitos de Jaboatão...


P.S. A foto acima não corresponde a realidade da lagoa. Até na maket esqueceram de inserir as mais de 100 mil pessoas que vivem no entorno da lagoa...




3 comentários:

Flausino, L disse...

Herbert,

Eles se acham muito inteligentes. Acham que somos idioitas, mas eles só voltarão os olhos para a Lagoa Olho D'água, quando algum "técnico" de algum orgão público tiver uma "ideia mirabolante" de uma via expressa para carros e vão lembrar das 100 mil pessoas desassitidas, produzem esgoto que suja a lagoa, e enfeiam a lagoa, os condicionarão a mudarem para um ótimo condomínio, farão as obras de saneamento, para fins de aumentar a densidade construtiva e a especulação imobiliária para a construção de belos condomínios horizontais "ecocapitalistas" com vista para a bela, limpa e linda Lagoa.

Temos que nos mobilizar para que a Lagoa Olho D'água seja o novo Manguezal do Pina.

Vamos nos mobilizar!
[]s.

Lucio Flausino

Ryk disse...

acho que elias ainda nao entendeu que a solucao de todos os problemas dele esta na lagoa olho dagua.. corrijindo ali acabam as enchentes em piedade e candeias, alem de valorizar o local! e concerteza a releicao dele
o mais incrivel e que o dinheiro ele tem so falta vontade politica! e burrice demais! sinceramente!

Ricardo disse...

Tem jeito não! Isso já era de se esperar, como sempre beneficiar quem não precisa...

Realmente essa maquete mostra uma lagoa muito Bonita, o que é totalmente contrario