terça-feira, 10 de março de 2009

Prefeitura de Jaboatão limpa canal e joga lixo e lama na Lagoa Olho D'Água





Uma cena classificada como absurda pelos moradores da Lagoa Olho D'Água vem se repetindo desde a semana passada. Caminhões caçamba da empresa Gel Garanhuns, empresa contratada pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para a remoção de lixo e lama, retirada do Canal de Setúbal (em Prazeres e Jardim Piedade), está jogando todo esse material dentro da Lagoa Olho D'Água. A lama fétida, misturada ao lixo, contrasta com a vegetação verde da lagoa, prejudicando, inclusive aos moradores do local.



"Já reclamamos com o motorista e até falamos com um dos responsáveis da prefeitura sobre o que está acontecendo. Ele nos informou que o lixo que está sendo jogado no local será retirado em breve. O problema é que não podemos conviver com esse mau cheiro e com o risco eminente de doenças" - enfatiza a moradora Marinete Duarte.

Já a moradora Edineide Cristina, reclama que a quantidade de lixo é tão absurda que a estrada está sendo bloqueada aos poucos.


Nosso blog entrou em contato com a Prefeitura de Jaboatão para esclarecer o caso e o Gerente de Habitação e Infra-Estrutura, Marcelo Mendes, confirmou que a prefeitura está jogando o lixo nas margens da lagoa. Mendes justificou afirmando que a prefeitura está querendo agilizar a limpeza dos canais, antes que chegue o inverno. Por esse motivo, o lixo e lama (retirados de outro bairro - vale lembrar) estão sendo jogados na lagoa e em breve (no máximo na próxima semana) será removido para um local adequado. Marcelo Mendes ainda nos informou que os motoristas das caçambas são jovens que estão sendo treinados pelo SENAI, através do PROMIMP (Plano Nacional de Qualificação Profissional).


IBAMA FOI CONTATADO

Hoje a tarde, o nosso blog estou em contato com o IBAMA e fez uma denúncia formal com relação ao fato. O IBAMA irá fiscalizar e, possivelmente, autuar os responsáveis ou até mesmo a Prefeitura de Jaboatão. Todos os dados referentes a denúncia (nome da empresa, placa dos caminhões, imagens, etc) foram encaminhados à sede do IBAMA no Recife.


Nenhum comentário: