quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Às margens da sociedade - Canal de Setúbal em Piedade

O bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes-PE, não é feito apenas de prédios de luxo à beira mar. Desigualdades sociais gritantes existem no local. As diversas comunidades que margeiam o Canal de Setúbal são um exemplo.

A menos de 800 metros do mar, numa distância de mais de 2 km, do Shopping Guararapes até a Lagoa Olho D’Água, milhares de famílias vivem nas margens do Canal de Setúbal em condições precárias, sem infra-estrutura, coleta de lixo regular, limpeza urbana, escolas, postos de saúde ou quaisquer outros serviços básicos os quais todo cidadão brasileiro deveria, pelo menos em tese, ter direito.


A continuação do canal de Setúbal até a Lagoa Olho D’Água foi parcialmente concluída no ano de 2003. Antes disso, o canal terminava um pouco depois do Shopping Guararapes, seguindo seu percurso até desembocar na Lagoa Olho D'Água de forma improvisada. Na época, a obra previa a construção da continuação do canal, além de duas avenidas (margeando a lagoa) até o bairro de Barra de Jangada. Contudo, a obra foi executada parcialmente (como a maior parte das obras em Jaboatão) e o canal foi construído apenas até a parte sul da lagoa (por detrás da Fábrica Sublime).



A partir daí, a obra resume-se a uma vala cavada em terra (imagem abaixo), a poucos metros da margem leste da Lagoa. Em alguns trechos o canal se comunica diretamente com a lagoa, o que não deveria acontecer, pois contribui ainda mais com a poluição e o assoreamento da mesma.



Na época, o prefeito Fernando Rodovalho (hoje candidato a vereador de Jaboatão), afirmou que o canal havia sido concluído totalmente. Houve até uma inauguração grandiosa, fazendo as pessoas acreditarem que a obra havia sido - de fato - totalmente concluída, o que não aconteceu.

Cinco anos depois, o canal encontra-se totalmente abandonado. Várias famílias ocuparam de maneira irregular às suas margens e o processo de favelização da área cresceu de forma exorbitante, sem que a prefeitura de Jaboatão tomasse alguma providência. As avenidas construídas às margens do canal, do trecho um pouco depois do Shopping Guararapes até perto da Lagoa Olho D’Água, estão interditadas, cheias de buracos e de lixo.


A ausência do poder público transformou o a área do Canal de Setúbal num local de extema pobreza e abandono. A próxima administração de Jaboatão terá que enfrentar toda essa problemática e muitas outras. Reconhecemos que a tarefa não será fácil, mas sabemos que com profissionalismo, boa vontade e apresentando projetos de qualidade, o próximo prefeito será capaz de quitar essa dívida que outras administrações irresponsáveis deixaram ao município. Por esse motivo, espero que você vote de maneira consciente e escolha o candidato que tenha esse compromisso.
---------------------------

Não deixe de comentar esse post clicando no link abaixo comentários!

Nenhum comentário: