terça-feira, 1 de julho de 2008

Infestação de caramujos que provocam doença conhecida como Esquistossomose

Esse inofensivo animal na verdade não tem nada de inofensivo e provoca cerca de 200.000 mortes por ano. Isso porque o caramujo é o hospedeiro das larvas do perigoso Schistosoma mansoni, parasita causador da Esquistossomose, doença popularmente conhecida como barriga d'água e extremamente perigosa.

Bastante comum em regiões com infra-estrutra precária, sem rede de esgoto e sem água encanada, a esquistossomose não poderia deixar de existir na Lagoa Olho D'Água, que aliás, é o maior foco transmissor da doênça no Estado de Pernambuco.

Nas épocas das chuvas, os cerca de 200 mil habitantes da área correm o risco de serem contaminados pela doênça, pois o número de caramujos aumenta exageradamente e chegam a entrar nas residências. Os alagamentos causados pela falta de infra-estrutura e pelo refluxo das águas das chuvas, que não escoam em virtude do assoreamento da Lagoa Olho D'Água, aumenta ainda mais os riscos de contaminação, expandindo a área de risco num raio de vários quilometros de distância da lagoa.

Como o diagnóstico da doênça só é feito através de exames clínicos e o acesso à saúde pública na área também é precário, as pessoas contaminadas dificilmente diagonosticam a doênça a tempo, o que pode ser fatal, levando o paciente à morte.

Infelizmente não é a primeira vez que tenho que noticiar esse triste fato aqui no blog. Nunca foi tomada nenhuma providência pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes nem pelo Governo do Estado. Enquanto isso os moradores continuam se contaminando e ninguém faz nada...



Na imagem abaixo alagamento na Avenida Jangadeiro, em Piedade, obriga os moradores a pisarem na água contaminada. A falta de infra-estutura e de informação são agravantes que favorecem a contaminação pela doença.


Se você deseja mais informações sobre a esquitosssomose, como diagnosticar, prevenir e tratar clique aqui.

Não deixe de comentar esse post clicando no link abaixo COMENTÁRIOS. Sua participação é muito importante la luta pela preservação da Lagoa Olho D'Água.



Um comentário:

Flausino, L disse...

Herbert, moro há 5 anos em Jaboatão e sempre tive vontade de conhecer melhor essa cidade que assusta e encanta. Vi o endereço do teu blog e esqueci de acessá-lo. caramba, quanto tempo eu perdi em não ver esse blog antes! Bem, felizmente lembrei de acessá-lo por ocsião das eleições e passarei a contribuir bastante a melhorar esta cidade e a Lagoa do Náutico, bem como usar meus conhecimentos (sou estudante de Biologia) para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades da Lagoa e demais habitantes de Jaboatão.
Outra coisa: queria saber as fontes sobre a estrutura da Lagoa e sobre as incidência de esquitossomose em Jaboatão. Parabéns pelo espaço e que possa atender aos constantes (e sempre que possível longos) comentários constrtutivos em prol desse patrimônio que é nosso.