sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dois dias após denúncia dos moradores em telejornal da Globo, Conjunto Dom Hélder continua na buraqueira


Dois dias após a exibição do "protesto" dos moradores do Dom Hélder no quadro "Vida Real", exibido no telejornal NETV, da Rede Globo, a situação do conjunto habitacional e das ruas de acesso continua catastófrica. O secretário de infra-estrutura de Jaboatão dos Guararapes, Leonardo Sales, prometeu enviar equipes ao local para fazer um "peleativo" , mas até agora, NADA FOI FEITO. Na ocasião, o secretário disse que a prefeitura não vai fazer nenhuma obra que resolva o problema definitivamente porque depende do dinheiro do Governo Federal. Infelizmente, o secretário está esperando muito pelo Governo federal e não está fazendo nada. "Esperar dinheiro do Governo Federal" é a resposta que que Leonardo Sales vem utilizando, sempre quando dá entrevistas falando das áreas que alagam ao redor da Lagoa Olho D'Água.


Obviamente essas obras peleativas prometidas pos Sales não vão servir de nada, pois a situação voltará a se repetir e os moradores do Dom Hélder (70 mil pessoas - é bom lembrar) continuarão pisando na água contaminada enquanto a Lagoa Olho D'Água não for dragada e grandes obras de saneamento não forem executadas. Por outro lado, se nem as obras paleativas forem feitas, como o secretário prometeu fazer, a Avenida Jangadeiro vai se transformar numa cratera e, em poucos dias, nenhum veículo vai poder circular pela avenida. Boa parte do asfalto já foi levado pelas enchentes frequentes no local.


Cadê as obras seu secretário?
*
DESABAFO - A IMOBILIDADE DO POVO
Outro desabafo que gostaria de fazer aqui é com relação a falta de mobilidade dos moradores do Dom Hélder Câmara. Como já foi dito, os alagamentos e os problemas de infra-estrutura no conjunto habitacional já duram há mais de 10 anos sem que a população se mobilize para exigir do poder público uma solução. Geralmente os protestos são poucos e, quando existem, a edesão é pequena, as pessoas não participam. Imagine se metade das 70 mil habitantes resolvessem cobrar providências da prefeitura? Será que essa cruel realidade iria mudar?
>
>
Gente, não adianta apenas chamar a Rede Globo! A Globo é apenas um meio de comunicação, não tem o poder de resover nada. A Globo faz o papel dela de mostar, mas quem tem que cobrar é o cidadão. Não adianta fica em casa e ver o Vida Real e não exigir que o poder público faça alguma coisa. Posso até ser polêmico quando afirmo que a tv tira do cidadão o poder político, mas é verdade. Parem para pensar comigo: é mais fácil chamar a Globo ou se unir através de associações ou grupos para cobrar da prefeitura uma solução para o problema? Com certeza é mais fácil chamar a tv. Resumindo: a tv acaba tirando o poder do povo de se unir e reinvidicar os seus diteitos.
>
>
Agora faço outra pergunta: quantas vezes a tv já esteve mostrando a situação do Dom Hélder? Dezenas de vezes. O que mudou? Nada! O problema só se grava com o passar dos anos. Isso é a prova viva de que se o povo não se unir para exigir da prefeitura uma solução nada será feito e que chamar a tv de nada adianta.
>
>
Não estou querendo ser o revolucionário do Dom Hélder, mas fico triste em saber que 70 mil pessoas (com rarissímas exceções) fazem algo concreto para tentar mudar a situação. Se unir e exigir do poder público, utilizando os meios legais cabíveis, fiscalizando o dinheiro investido, cobrando do prefeito e dos secretário... é o correto. Chamar a tv só depois dessas etapas, em ultimo caso. É preciso ter cartas na manga antes de denunciar na tv. Muita gente do Dom Hélder nem sabe que a Lagoa Olho D'Água existe e que os alagamentos são provocados (uma das causas) pelo assoreamento da mesma. Isso é muito triste e sinto muito em dizer que nada será mudado se a mentalidade do povo do Dom Hélder também não mudar. Sinto muito me dizer que todos continuarão, literalmente, na lama!







Nenhum comentário: