quarta-feira, 21 de maio de 2008

Descaso público: Avenida Jangadeiro cheia de buracos

Nosso blog tem o objetivo de mostrar a realidade das comunidades que vivem nas próximidades da Lagoa Olho D'Água . Uma delas é o Dom Hélder Câmara em Piedade. O Conjunto Habitacional Dom Hélder já existe há mais de 20 anos e habita milhares de pessoas. Atualmente encontra-se totalmente abandonado pelo poder público. A infra-estrutura é precária, falta saneamento e as ruas de acesso estão totalmente esburacadas como podemos conferir nas imagens abaixo:

AVENIDA JANGADEIRO - PRINCIPAL ACESSO AO CONJUNTO RESIDENCIAL DOM HÉLDER CÂMARA ESTÁ TOTALMENTE ESBURACADO




Os pedestres têm dificuldade para atravessar a rua cheia de buracos e lama.




Os buracos deixam o trânsito confuso e com grande risco de acidentes







Até os veículos de grande porte encontram dificuldades para passar nas crateras que aumentam mais e mais, sem que a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tome alguma providência.







Os problemas com buracos e alagamentos no Dom Hélder já duram anos. Os moradores apontam a falta de drenagem e saneamento básico adequados como os causadores dos buracos, principalmente durante o inverno, pois a drenagem deficiente faz com que as ruas fiquem alagadas, facilitando o surgimento de novas crateras.

Acusam a prefeitura de executar obras de drenagem no local de modo irregular, disperdiçando dinheiro público. Segundo eles, o recapeamneto da Avenida Jangadeiro foi feito há menos de 1 ano. No mesmo período foi feita uma obra de desobstrução das galerias. Na época a situação na região foi tão grave que até as 4 principais linhas de ônibus que atendem o local deixaram de circular no bairro em virtude da enorme quantidade de buracos nas ruas. Os moradores temem que, se a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes não tomar uma providência urgentemente (como não tomou no ano passado), a situação volte a se repetir.

A buraqueira no Dom Hélder é tão grave que há cerca de 5 meses um motoqueiro perdeu o controle da moto após cair num buraco, falecendo no local. Na ocasião era noite e o motoqueiro não viu o buraco.

Muita gente não sabe que uma das causas dos alagamentos no Dom Hélder é consequência do assoreamento da Lagoa Olho D'Água. Não podemos esquecer da falta de infra-estrura e saneamento básico, é claro.

De acordo com pesquisas feitas por geólogos da Universidade Federal de Pernambuco, existe uma declividade de terreno entre o mar e a lagoa nos bairros de Piedade e Candeias, ou seja, toda a água da chuva escoa em direção ao oeste - que é a direção da lagoa. A Lagoa Olho D'Água, por sua vez, está tão assoreada que sua parte mais profunda tem (em média) um metro de profundidade. Isso significa que as águas das chuvas sofrem um refluxo e demoram para escoar para a lagoa que, por está assoreada, não tem capacidade física de captar o grande volume de água durante o inverno. Resultado: alagamentos, buracos, doênças...

A dragagem da Lagoa Olho D'Água, aliada a grandes obras de saneamento e drenagem seriam as soluções, segundo especialistas, para resolver os problemas de alagamentos e buracos na região. Esse ano foi liberada uma verba no valor de 110 milhões de reais (oriundas do PAC) para o início da revitalização da Lagoa. O projeto prevê o relocamanto das famílias que vivem às margens da lagoa e a construção de um conjunto habitacional para essas famílias. Nem a dragagem da lagoa nem as obras de infra-estrutura foram incluídas nessa verba. Até o momento nenhuma família foi relocada das margess da lagoa, mesmo o governador Eduardo Campos e o presidente Lula tendo afirmado que as obras se iniciariam em Março desse ano. Falta transparência no projeto de revitalização e ninguém sabe ao certo que será feito com esse dinheiro.

Enquanto isso os cidadãos que vivem na região, que pagam altos impostos, continuam sofrendo com problemas que deveriam ser solucionados pelo poder público. A prefeitura de Jaboatão não faz o mínimo necessário e fica empurrando o problema para o goveno Estadual e Federal. Definitivamente essa administração municipal parece não ter um projeto de governo capaz de atender às necessidades básicas da população. Isso é lastimável, assim como é lastimável se perder uma vida e causar transtornos a população por causa de buracos que deveriam ser consertados pela prefeitura. Uma vergonha! Total descaso!

Nenhum comentário: