quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Única lagoa de restinga do Nordeste vira cemitério de animais





Não é de hoje que o abandono e o descaso dos governantes prevalecem com a Lagoa do Náutico e os cerca de 200.000 moradores do local e proximidades. Além da poluição, do processo de assoreamento e favelização do local, a Lagoa agora é o mais novo cemitério de animais mortos da cidade de Jaboatão dos Guararapes.



Durante o dia, animais de grande porte pastam nas áreas descampadas e quando morrem são abandonados às margens da lagoa pelos proprietários. As imagens acima mostram dois cavalos que foram arrastados e deixados no local por carroceiros. A ação ocorre em plena luz do dia e não há nehuma fiscalização por parte da prefeitura nem do IBAMA para evitar este tipo de absurdo.

No local existem várias ossadas de animais que se decomporam sem que a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tomasse alguma providência.


Não é de hoje que a maior lagoa em área urbana do Brasil e a única lagoa de formação de restinga do Noredeste enfrenta este problema. Há cerca de 5 anos o local foi manchete nos principais veículos de comunicação do Estado em virtude do mesmo problema. Na época, a prefeitura fez um multirão e retirou dezenas de ossadas e animais já em estado de decomposição de dentro da área de preservação da lagoa. De lá pra cá não houve nenhuma fiscalização e os animais continuaram sendo trazidos ao local por carroceiros em plena luz do dia.


Os moradores do local temem que os animais mortos possam estar infectados por algum tipo de doença contagiosa e contaminem quem passa pela área.


Eu me encarreguei de avisar ao departamento de limpeza urbana de Jaboatão à respeito do problema. Por telefone, falei com uma atendente que se mostrou desinteressada e indisposta em registrar a ocorrencia. Aliás, este é o problema de muitos servidores públicos de Jaboatão, que dificultam o contato com os cidadãos. Com firmeza, fui obrigado a ameaçar dizendo que se a ocorrencia não fosse registrada eu mandaria as fotos e comunicaria o fato para os principais meios de comunicação. Finalmente fui atendido e uma hora após o contato a prefeitura mandou um carro de coleta para recolher os animais das margens da Lagoa Olho D'água.

2 comentários:

Anônimo disse...

que vergonha!!!!

Anônimo disse...

que vergonha tadinho dos animais quem não quiser os animais tem quem queira,alhem de matar porque não dar para quem quer???hein??? mas matar e mas facil!!pq e mas facil destruir do que contruir!!!!