Pages

quarta-feira, 13 de março de 2013

TCE suspende edital de licitação de Maternidade Municipal de Jaboatão

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado encontraram fortes indícios de direcionamento no edital, o que pode desfavorecer a concorrência

Pelo Diário de Pernambuco


A segunda câmara do Tribunal de Contas do Estado referendou ontem (12) a suspensão do edital de licitação da secretaria de saúde da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. A medida Cautelar, monocrática, foi expedida pelo auditor substituto Ricardo Rios. O objeto da licitação é contratação de empresa de engenharia para construir uma maternidade no município com orçamento estimado de R$ 23.298,300,43.

Após análise do Grupo de Licitação da Coordenadoria de Controle Externo do TCE, o edital foi considerado inadequado por conter cláusulas restritivas à competitividade. Além disso, ele foi alvo de questionamentos no TCE por parte de um escritório de advocacia, para o qual "está eivado de vícios, possuindo fortes indícios de direcionamento".

A representação do escritório de advocacia foi considerada procedente pelos técnicos do Tribunal de Contas, os quais sugeriram ao relator a expedição da Medida Cautelar. Ele oficiou o prefeito Elias Gomes e a presidente da Comissão de Licitação, Carla Gabriela dos Santos Cunha, para que suspendessem o processo licitatório, dando-lhes um prazo de cinco dias para apresentação de defesa.

Paralelamente a isto, o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Júlio César Casimiro Corrêa, informou ao TCE que o edital seria revogado para dar lugar a uma nova publicação com as alterações recomendadas pelo órgão de controle.

No entanto, segundo o auditor substituto Ricardo Rios, até a data de ontem o edital não havia sido revogado, motivo pelo qual ele propôs à Segunda Câmara a manutenção da Cautelar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.