Pages

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Engorda das praias de Jaboatão: tubulação começa a ser rebocada para o mar

Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)

A tubulação de ferro que será utilizada para bombear a areia da draga aos navios e posteriormente às praias de Jaboatão, começou a ser transportada ao mar hoje (06). No total, a tubulação que já foi soldada, pesa mais de 400 toneladas. E Roberto Rocha, o engenheiro da prefeitura responsável pelo monitoramento da obra explica para a gente como será o processo:

"A tubulação pesa 400 toneladas e para deslocá-la até o início do mar, estão sendo usadas duas retroescavadeiras hidráulicas. Assim que estiver na água, será puxada por um rebocador para ao local onde está a draga. Em seguida, será acoplada e puxada até Barra de Jangada, trecho onde vai começar o despejo da areia. Para ser arrastada sobre as água e não agredir o meio ambiente, o tubo está cheio de ar e tampado. Assim que for encaixado, o ar será retirado e ficará no fundo do mar”, explicou Roberto Rocha, acrescentando como será feito o transporte da areia até as praias: 

“A areia será despejada gradativamente em seis pontos da praia. Assim que terminar o primeiro local, a tubulação será preenchida com ar novamente e deslocada de 700 metros a 1 km, sendo afundada novamente e continuará a despejar a areia. O material será espalhado pela orla por tratores”, explicou.

DRAGA – No total serão movimentados 1 milhão de metros cúbicos de areia para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem às praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em 35 a 40 metros de largura. Um investimento de cerca de R$ 41 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Município. Essa será a maior obra de engorda do Brasil em extensão, maior que Copacabana e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro; Iracema, em Fortaleza, e Piçarra, no Espírito Santo.

A draga, que irá fazer o transporte do material da jazida em alto mar a 2 km da costa e 14 km de Jaboatão – nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho – até a orla de Jaboatão, tem capacidade para 6 mil m³ de areia, vai trabalhar 24 horas por dia, e deve fazer de 3 a 4 viagens, movimentando algo em torno de 20 mil metros cúbicos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.