Pages

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Engorda das praias de Jaboatão: Draga começa a operar hoje

Cerca de 20 mil metros cúbicos de areia serão transportados por dia para aterrar 5,8 quilômetros de praias em Jaboatão. Isso equivale a 500 caminhões de areia por dia

    Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Draga está no porto de Suape começa a operar hoje nas praias de Jaboatão
A draga que fará a aspiração da areia do mar para a obra de engorda das praias de Jaboatão começa a operar hoje (08). De acordo com informações da prefeitura, serão aspirados cerca de 20 mil metros cúbicos de areia por dia, o que equivale a 500 caminhões. 

A areia será dragada no litoral do Cabo de Santo Agostinho, a 2 quilômetros da costa e transportada em 2 navios por 14 quilômetros até as praias de Jaboatão. Através de uma tubulação de ferro, será transportada dos navios até a costa, fazendo o aterro das praias. 

O gerente de obras da prefeitura de Jaboatão, Roberto Rocha, explica que o trabalho começará na praia de Barra de Jangada  seguindo pelas praias de Candeias e Piedade. Com a conclusão da obra, prevista para agosto deste ano, a expectativa é de que as praias de Jaboatão recuperem até 40 metros metros de faixa de areia, perdidas pela erosão provocada pelo avanço do mar. 

Ainda de acordo com a prefeitura, também foi necessário fazer uma modificação do quebra-mar, localizado na praia de Candeias, que ganhou três aberturas. Isso foi necessário para que a própria corrente marinha faça o transporte de areia até as praias, evitando futuras erosões. 

Manutenção - com investimentos de mais de R$ 40 milhões do Governo Federal, além de contrapartida do município, a obra de contenção do avanço do mar na orla de Jaboatão não acaba em agosto. De acordo com a prefeitura, após o prazo de 5 anos será necessário realizar uma manutenção. Posteriormente, o prazo de manutenção será a cada 10 anos. 

No Brasil, as praias de Iracema (em Fortaleza), e Copacabana (no Rio de Janeiro), já passaram por este tipo de intervenção. Jaboatão é a terceira cidade do país a realizar uma obra deste porte.

Interdição das praias -   de acordo com o gerente de obras da prefeitura, Roberto Rocha, haverá momentos em que trechos das praias serão interditados a medida em que começar o aterro -"Nos trechos onde haverá o engordamento, este trecho de praia será interditado, pois haverá uma movimentação de máquinas e tubulações. Estes trechos serão interditados, serão protegidos com uma cerca de tela. Depois, a cada 600 metros vai se mudando esta tubulação e se liberando aquele trecho para a população ter acesso a praia. Nas ruas e calçadão não haverá interdição" - concluiu rocha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.