Pages

terça-feira, 14 de maio de 2013

Engorda das praias de Jaboatão: draga já está sinalizada e começa a aterrar praias de Jaboatão amanhã

Após cumprir todas as determinações legais e receber as licenças da Capitania dos Portos e CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), a draga que irá trazer a areia para a engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), começa a operar nesta quarta-feira (15/05). A expectativa é que às 4h da manhã a embarcação saia do Porto de Suape em direção à praia de Piedade.

Um navio rebocador levará o tubo de 1,5 km, que está na orla de Piedade próximo à Igrejinha, até a draga. A tubulação, que está cheia de ar comprimido, será levada pela embarcação flutuando para não agredir o meio ambiente e acoplada à draga que a puxará até Barra de Jangada, local em que vai ser iniciado o bombeamento da areia. Nesse local, os tubos serão submersos. Após esse procedimento, que deve se estender até o meio dia, o navio será desconectado e fará a primeira viagem até a jazida, localizada em alto mar – a 14 km do litoral jaboatanense e a 2 km da praia de Pedra do Xaréu – no Cabo de Santo Agostinho. 

Essa primeira viagem será experimental e servirá para calcular o tempo que a embarcação vai utilizar para fazer a dragagem da areia e o trajeto de ida e volta até o local onde inicia a tubulação. Após essa primeira viagem a empresa irá divulgar o cronograma dos horários em que a draga vai bombear areia para a praia.



DRAGAGEM - No total será movimentado 1 milhão de metros cúbicos de areia para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem às praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em 35 a 40 metros de largura. Um investimento de cerca de R$ 41 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Município. Essa será a maior obra de engorda do Brasil em extensão, maior que Copacabana e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, Iracema, em Fortaleza, e Piçarra, no Espírito Santo.

A draga, que irá fazer o transporte do material da jazida em alto mar a 2 KM da costa e 14 km de Jaboatão – nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho – até a orla de Jaboatão, tem capacidade para 6 mil m³ de areia, vai trabalhar 24 horas por dia, e deve fazer de 3 a 4 viagens, movimentando algo em torno de 20 mil metros cúbicos por dia. Para transportar a areia da draga até o litoral, será utilizado um tubo móvel de ferro, com 1,5 km de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.