Pages

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sem sinalização exigida, draga que fará engorda das praias de Jaboatão é proibida de operar

Prefeitura diz estar resolvendo o problema, promete que o cronograma da obra não terá atrasos e será finalizada em agosto
Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Sem sinalização exigida, draga continua parada no Porto de Suape
O início da dragagem da areia para engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, prevista para a última quarta-feira (08/05), foi adiado para a próxima terça-feira (14/05). O motivo foi uma nova exigência da Capitania dos Portos. “Depois de termos várias reuniões com a Capitania dos Portos apresentando e discutindo o plano de sinalização marítima fomos pegos de surpresa com a exigência apresentada ontem (quinta-feira 09/05). A Capitania exigiu uma sinalização luminosa que não se tem em Pernambuco. A empresa já mandou confeccionar em Curitiba e deveremos estar com tudo resolvido até Domingo”, explicou Heraldo Selva, vice-prefeito do município e coordenador do comitê responsável por monitorar a obra. 

Apesar do adiamento, a prefeitura de Jaboatão promete que o cronograma da obra não terá atrasos. “Essa draga tem uma capacidade de 6 mil metros cúbicos de areia, o que nos dá alguns dias a mais, dentro do projeto estabelecido. Com isso, não teremos atraso na obra e em agosto entregaremos uma nova praia aos moradores”, informou Roberto Rocha, engenheiro do município responsável pelo monitoramento da obra. 

Ainda segundo Rocha, o município tem cumprido todas as exigências dos órgãos reguladores. “Atendemos a todos os pedidos da Agência de Meio Ambiente (CPRH), Capitania dos Portos e Ministério Público Federal, para que no futuro não tenhamos impedimentos. Estamos aguardando uma audiência com a Capitania dos Portos, que deve acontecer nessa sexta ou na segunda-feira (13/05), para apresentar o projeto da nova sinalização, exigida por eles e poder na terça-feira (14/05) começar a jogar areia na orla”, explicou. 

A prefeitura explica ainda que novas boias estão sendo confeccionadas no canteiro de obras instalado na beira mar de Candeias e que as lanternas sinalizadoras vêm de Curitiba. A promessa é de que neste domingo (12) elas já estejam em Pernambuco. Assim que chegarem, o município promete que o equipamento será montado e a draga colocada no local da jazida, em alto mar, a 14 Km da orla de Jaboatão e a 2 km da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. 

PROCEDIMENTO – Com a licença emitida pela Capitania dos Portos, a draga será autorizada pelo órgão a começar a operar. “A expectativa é que, na segunda-feira (13/05), os tubos sejam colocados no mar e a draga faça a primeira viagem na terça-feira (14/05). Nessa viagem acontecerá o acoplamento dos tubos à embarcação e jogada a areia na orla”, informou Roberto Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.