Pages

domingo, 21 de outubro de 2012

OPINIÃO - Elias Gomes e a Câmara de Vereadores: o fim de uma relação promíscua?

 Por César Ramos
1. A RESPONSABILIDADE DO PREFEITO COM O CLIENTELISMO DA CÂMARA.
Para quem não se recorda, em 2008, Elias Gomes chegou ao poder em condições excepcionais, onde, dos 21 v

ereadores eleitos, apenas 1 pertencia a sua base aliada. Mas não demorou muito tempo para que o prefeito, recém eleito, cooptasse 100% da câmara dos vereadores. Incluindo os vereadores do PT, PV, PCdoB e do atual PPL. Após passar quase quatro anos se valendo de meios “ antirrepublicanos” para aprovar seus projetos, aditivos e o orçamento anual, agora, após sua reeleição, tenta “cortar as asas” de quem, durante tanto tempo, o ajudou a governar. Hipocrisia tem limites. Em nome da governabilidade Elias Gomes alimentou, durante muito tempo, uma relação promíscua com a Câmara e hoje, devido à crise fiscal, não possui mais condições de sustentar o peso da velha estrutura do poder.

2. O "MODUS OPERANDI" DA CÂMARA DOS VEREADORES FUNCIONAR:
A Câmara Municipal, embora seja um poder autônomo com prerrogativas constitucionais legislativas, na prática, a Câmara Municipal se transformou em um balcão de negócios. Essa relação clientelista é uma via de mão dupla, onde, tanto o prefeito “mexe seus pauzinhos” para conseguir aprovar seus interesses, como foi o caso da PL42 (que tornou passivo de venda, importantes imóveis da cidade) que foi aprovada sem o mínimo de transparência e democracia. Agora, o prefeito prova do seu próprio veneno, onde está tendo seus interesses contrariados na apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA/2013), o que nos “tempos de amizade” com a Câmara, transcorria conforme “seu rei mandava dizer.” Isso revela que esse conflito entre Câmara X Prefeito, não passa do sujo falando do mal lavado.

3. ELIAS, A CRISE FISCAL E A CABEÇA DE NECO.
Dois fatores levaram o prefeito a romper com os acordos que, historicamente, mantinha com a câmara dos vereadores. O primeiro deles foi a votação das últimas eleições (que já está subindo para a cabeça do prefeito), onde foram eleitos a maioria dos vereadores de sua base aliada, fato que tem feito o prefeito crescer sua ambição de, também, querer indicar o presidente da câmara, transformando, por vez, o Legislativo Municipal em mais uma secretária do Palácio da Batalha. Daí vem as declarações públicas do prefeito contra a figura de Neco, como tentativa de jogar a opinião popular contra a figura do atual presidente da câmara. Este, que já se encontra no poder há mais de duas décadas, é o que podemos chamar de “o Sarney de Jaboatão. 


César Ramos 
Presidente da Comissão Provisória do PSOL

Este blog é um espaço democrático, aberto a opinião daqueles que ajudam na construção de Jaboatão dos Guararapes. Os artigos de opinião de terceiros estão devidamente identificados e não representam, obrigatoriamente, a opinião do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.