Pages

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fique por dentro dos números do saneamento em Jaboatão

Estudo revela que quase metade da população de Jaboatão ainda não recebe água tratada

Hoje pela manhã, o Instituto Trata Brasil divulgou o novo ranking do saneamento do Brasil, onde 100 cidades com mais de 300 mil habitantes foram analisadas. E mais uma vez, Jaboatão dos Guararapes se manteve no ranking entre as 10 piores cidades do Brasil. No estudo divulgado em 2009, Jaboatão ocupava a 9ª posição entre os 10 piores municípios analisados.

Do novo estudo, baseado em dados coletados do Sistema Nacional Informação sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, podemos tirar alguns números e conclusões interessantes. Sobre a oferta de água em Jaboatão, por exemplo, o estudo constatou que a Compesa só fornece água tratada para 54,43% do município. O número é mais assustador quando falamos da coleta de esgoto, que é de apenas 6,83%. Os dados para a taxa de tratamento de esgoto não foi divulgada, pois Jaboatão pode não ter informado ao SNIS os dados referentes ao ano de 2010. Mas o estudo de 2009, revelou que Jaboatão possuia apenas 1,7% de tratamento de esgoto.

Ainda de acordo com o novo levantamento do Trata Brasil, em 2010 Jaboatão tinha 12.339 residências ligadas à rede de esgoto. Para se atingir a universalização na coleta e tratamento do esgoto produzido, Jaboatão precisará ligar mais de 168 mil residências a rede, que sequer existe.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explica que o objetivo do estudo e da divulgação do ranking é estimular os melhores municípios e provocar os piores que não investem no saneamento - "Nós queremos causar indignação mesmo para a população cobrar melhorias. Mas é importante dizer que não estamos aqui para julgar, apenas estimular mudanças. É importante ainda lembrar que, de acordo com a legislação, é o município que é o responsável pelo saneamento" - explica. 

Até o momento, a prefeitura de Jaboatão não se manifestou oficialmente sobre o assunto.  Para acessar o estudo completo do Trata Brasil, com detalhes das 100 cidades pesquisadas, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.