quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mais de 11 mil domicílios em Jaboatão possuem computador, mas não tem acesso a internet

 Censo 2010 aponta que mais de 66 mil domicílios possuem computador em Jaboatão

Gráfico IBGE - Censo 2010
Jaboatão ainda é uma cidade que  tem dificuldade de inclusão digital. O Censo 2010 prova que o município possui apenas 54.786 domicílios com computadores conectados a web (conexão discada ou banda larga). Isso equivale a menos 27.7% dos quase 198 mil domicílios existentes no município.

Já o número total de residências que possuem computadores é de 66.440, ou seja, mais de 11 mil residências em Jaboatão possuem computador, mas sem conexão a rede mundial de computadores.

O grande número de pessoas desconectadas pode ser explicado por 3 fatores básicos: baixo rendimento da população, ausência de políticas públicas de inclusão digital por parte do município, além de baixo investimento das operadoras em pacotes de internet acessíveis ou expansão da rede.

Só para se ter uma ideia, o Censo 2010 constatou que em Jaboatão, mais de 198 mil pessoas não possuem qualquer rendimento fixo ou estão desempregados. Outros 181.349 vivem com até 1 salário mínimo por mês. Somando esses números, mais da metade da população de Jaboatão vive com rendimento inferior ou igual a 1 salário mínimo. Sem renda suficiente, boa parte da população não pode pagar os altos pacotes de acesso a internet oferecidos pelas operadoras de telefonia. O preço médio para se ter internet em casa em Jaboatão é de R$ 60 mensais. Este valor corresponde a  9,7% da renda de metade da população.

Outra variável importante que pode explicar o alto número de pessoas desconectadas a rede é a ausência de cobertura de internet banda larga em várias regiões de Jaboatão. Nas margens da Lagoa Olho D'água (onde vivem mais de 50 mil pessoas) e em várias comunidades mais pobres, por exemplo, não existe cobertura de internet banda larga ADSL (via cabo). Para ter banda larga nestas regiões apenas com a contratação de internet via rádio ou 3G. Atualmente, algumas empresas de internet via rádio cobrem a região da lagoa e tem se tornado uma alternativa viável, já que os preços estão dentro dos encontrados no mercado e a qualidade da conexão é mais estável que a 3G. O único contra da internet a rádio pode ser o valor da instalação, que em alguns casos pode ser superior a R$ 300.


Nenhum comentário: