quinta-feira, 2 de maio de 2013

Iguana verde descansa na Lagoa Olho D'água, em Jaboatão

Nosso blog flagrou hoje a tarde uma iguana verde descansando, pegando um solzinho, a poucos metros da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. Não vou divulgar o local exato para evitar a caça ilegal, mas posso dizer que o animal media cerca de 40 cm e estava no muro de uma residência, a menos de 200 metros da lagoa. 

As iguanas são repteis típicos da Américas, muitos comuns em florestas tropicais, restingas e áreas pantanosas. Aqui no Nordeste só existe a iguana verde, esta que nós flagramos. Elas se alimentam de folhas e pequenos animais invertebrados. Quando ficam adultas podem medir 180 cm e pesar até 10 quilos. Nesta fase da vida elas ganham ainda uma colocação amarronzada.

Infelizmente não existe qualquer tipo de proteção a estes animais aqui na Lagoa Olho D'água. Algumas pessoas capturam as poucas iguanas que ainda restam aqui na lagoa e tentam domesticá-las, o que é inútil, pois é impossível se domesticar uma iguana. 

Vale lembrar que a captura, venda e compra de iguanas é crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de prisão, além de multa. 

Nenhum comentário: