terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ainda sem projeto de revitalização, Lagoa Olho D'água continua abandonada pelo poder público

 Nosso blog te explica ainda como anda o processo de revitalização da lagoa


 Lagoa Olho D'água é a maior de formação de restinga em área urbana no Brasil
Muita gente tem me perguntado como anda a revitalização da Lagoa Olho D'água. Pois bem, está na hora de atualizar as informações mas, infelizmente, as notícias que trago não são animadoras. Como sabemos, existem recursos de R$ 110 milhões do PAC para o início das intervenções, que foram divididas em duas etapas: construção de moradias e urbanização do entorno da lagoa (contemplando saneamento).

Com relação as moradias, posso adiantar que os mais de 1.300 apartamentos de interesse social já estão prontos, onde quase 300 famílias já estão morando e outras 1 mil serão transferidas para esses apartamentos ainda este ano, de acordo com a Companhia Estadual de Habitação (CEHAB). 

Notícia boa? Sim, para essas famílias, que terão finalmente moradias dignas. Mas por outro lado, até o momento, nenhum projeto de urbanização que determine o que será feito na lagoa (e nestas áreas desapropriadas) foi iniciado. O governo do Estado ainda está fazendo os estudos (desses que nunca terminam...) e promete só depois da conclusão deles começar de fato a discutir e elaborar o projeto de urbanização da lagoa. No relatório de prestação de contas das obras do PAC, a urbanização da Lagoa Olho D'água, que custará aproximadamente R$ 60 milhões, continua "em preparação", 4 anos após a verba estar disponível.

E qual o perigo de tudo isso? O perigo desta morosidade do governo do Estado com relação ao projeto de urbanização é que a áreas que serão desocupadas voltem a ser invadidas, atrasando ainda mais o início da revitalização, que sequer tem data prevista de início. E não tenham dúvidas: quando essas mil famílias saírem da lagoa para suas novas moradias, a lagoa será invadida novamente em poucos dias, pois não existe qualquer fiscalização.

Infelizmente o que percebo  por parte do Governo Estadual é o total desinteresse pela Lagoa Olho D'água, que é a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil. Mas de que este título serve se o potencial da lagoa não é explorado? Quem sabe no dia em que ela estiver totalmente assoreada e, durante o inverno, todo bairro de Piedade e Candeias alagar completamente, os nossos governantes façam alguma coisa?

Desde que foi criada, há quase 2 anos, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por exemplo, sequer mandou algum representante visitar a lagoa. A secretaria Estadual de Meio Ambiente também não dá qualquer satisfação à sociedade sobre o andamento das obras. O mesmo acontece com a Secretaria Estadual das Cidades e CEHAB, também responsáveis pelo projeto. A desinformação é geral e nosso blog é o único veículo de comunicação que tenta, com muito esforço, manter o cidadão informado sobre a tão sonhada revitalização.

Finalizo este post protestando contra a incompetência daqueles que estão conduzindo este "projeto", se é que podemos chamar isso de projeto! Nosso blog vai continuar mostrando o descaso para com a lagoa e para com os mais de 250 mil moradores da zona sul de Jaboatão, que são afetados direta ou indiretamente pela degradação criminosa da lagoa, pelo esgoto a céu aberto, falta de infraestrutura, alagamentos, etc. Degradação esta que o Estado faz vista grossa. É mais fácil do que encarar o problema, né?

E na próxima quinta-feira (16), o Instituto Trata Brasil divulgará o novo ranking de saneamento no Brasil. Claro, Jaboatão deverá está na lista negra das 10 piores. Até quando?


Nenhum comentário: