quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeitura de Jaboatão diz que existe projeto para pavimentação do 2º trecho da Av. Aniceto Varejão, mas não diz quando obra sai do papel...

A prefeitura de Jaboatão acabou de enviar uma nota afirmando que existe um projeto para a abertura e pavimentação do 2º trecho da Rua Aniceto Varejão, até as proximidades da Lagoa Olho D'água. De acordo com a nota, a primeira etapa, a de recuperação da rua (que já era pavimentada), já foi entregue à população.

Já a segunda etapa, que compreende a abertura da Aniceto Varejão até as proximidades da Lagoa Olho D'água, a prefeitura diz que está em fase de captação de recursos e não deu um prazo de quando as obras devem começar.

No ano passado, a prefeitura de Jaboatão havia informado oficialmente ao blog que as obras na Rua Aniceto Varejão começariam no segundo semestre de 2011. De acordo com a prefeitura, vários imóveis que foram construídos em cima da rua seriam desapropriados. Na época, a prefeitura se comprometeu ainda a revestir o canal que passa na rua, mas nada foi feito até hoje. O revestimento atual do canal foi feito pela iniciativa privada, apenas ao lado dos condomínios da Tenda e RMV. Do lado da comunidade mais pobre, o canal não ganhou qualquer revestimento, podendo trazer risco à população durante o inverno, já que o volume de água que desce pelo canal é enorme.


Outras obras que também não saíram do papel


Rua Tocantinéia, em Piedade, continua sem pavimentação
Não foi apenas a obra da Rua Aniceto Varejão que não saiu do papel na região da Lagoa Olho D'água. Na mesma época em que prometeu fazer a Rua Aniceto Varejão, a prefeitura de Jaboatão prometeu que pavimentaria outras ruas na região da lagoa: Rua Amambaí, Rua Tocantinéia, Rua Sol Poente e Rua José Maia Bezerra. Todas essas ruas são acessos principais a grandes instituições educacionais de Jaboatão: a Escola José Rodovalho (uma das maiores de Jaboatão) e o Movimento Pró-criança de Piedade. 

Um ano após as promessas, nada aconteceu. Apenas a Rua Amambaí foi pavimentada, mas pela iniciativa privada (Construtora Tenda). Nas demais, as obras foram interrompidas na terraplenagem. 

Em dias de chuva como o de hoje, milhares de estudantes dessas instituições, além dos moradores da região, precisam pisar na lama e no esgoto para poderem se locomover ou estudar. 

Nosso blog vai aproveitar este inverno e mostrar como é a rotina da população do local. Me comprometo a fazer uma série de matérias mostrando a importância dessas obras para a mobilidade da região, que cresce desordenadamente sem qualquer planejamento ou investimento do poder público. A situação tende a se agravar quando os empreendimentos imobiliários da Tenda e RMV, construídos na região, receberem os mais de 10 mil moradores esperados. Aí o bicho vai pegar! 

Nosso blog vai continuar cobrando, porque promessa é dívida!

Um comentário:

Ricardo Lima disse...

Já nem sei quantos prazos a prefeitura me passou sempre que a questionava a respeito da execução da obra da Aniceto. Cansei de acreditar. Agora, só quando ver a obra concluída. O prefeito Elias perdeu um voto.