domingo, 8 de abril de 2012

Oito Centros Odontológicos estão fechados em Jaboatão por falta de manutenção e estrutura

Conselho Regional de Odontologia denuncia que locais estavam funcionando em completo desacordo com as normas de biossegurança preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Imagem: Divulgação
Unidade de saúde bucal do Vietnã, em Jaboatão

Interditar consultórios odontológicos da rede pública de Jaboatão dos Guararapes tem sido uma constante na rotina do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). Atualmente oito unidades estão sem funcionar por falta de estrutura e manutenção. Precárias condições de atendimento na sala clínica, presença de mofo, infiltrações, oferecendo risco de infecção, vazamento hidráulico e de corrente elétrica na cadeira usada pelo paciente foram alguns dos problemas constatados pela equipe de fiscalização do CRO.

Os moradores das comunidades de Vietnã, Vila Piedade I e II, Praia do Sol, Cavaleiro, Jardim Coqueira, Engenho Macujé e José Coelho Pereira reclamam o descaso da Prefeitura de Jaboatão na área da Saúde e aguardam ansiosamente o momento de voltar a contar com os serviços odontológicos próximos a suas residências. “Quando o posto funcionava aqui perto, tudo era maravilhoso. Tínhamos atendimento, organização. Agora, temos que ir até outra comunidade, chegar às 5h para começar o atendimento às 8h. Isso quando a gente consegue pegar uma ficha”, denuncia a comerciante Jaciara Nogueira da Silva que há 22 anos mora na comunidade do Vietnã e atualmente precisa ir até o Jardim Piedade quando necessita de atendimento.

A dona de casa, Elijane Batista dos Santos, explica que a administração municipal prometeu reformar o posto, mas que até agora, aproximadamente seis meses depois, nenhuma obra foi iniciada no local. “Desde que estou morando aqui é a terceira vez que este posto é fechado. Eles não dão a manutenção necessária. Sempre quando chove, alaga tudo e é um transtorno enorme”, contou.

No Conjunto Praia do Sol, o cenário não é diferente. O único centro odontológico da área também está interditado. “Não temos nenhuma previsão de quando a unidade será reaberta. Se precisarmos de dentista, o jeito é procurar em outra comunidade”, ressaltou o vice-presidente da Associação de Moradores do Conjunto Praia do Sol, Aquiles Ferraz.

De acordo com fiscais do CRO, o serviço nestes locais estava funcionando em completo desacordo com as normas de biossegurança preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com os preceitos do Código de Ética da Profissão. Os relatórios foram encaminhados ao prefeito, secretário de Saúde e o coordenador de Saúde Bucal de Jaboatão, além da Vigilância Sanitária, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Ministério Público para tomarem as providências cabíveis e, por consequência, desinterditar as unidades com plenas condições de atendimento à população.

2 comentários:

fabio pinto disse...

O abandono não é apenas dos consultórios odontológicos, mas também das escolas municipais, morros e da periferia da cidade. A única coisa que está bonito e muito bem feita é a pintura de meio fio.

Fred Pinheiro disse...

Fabio deixe de ser injusto. So isso nao. A vida de muitos Cabenses tambem, a dele, etc. E Jaboatao ooooo.....