quarta-feira, 28 de março de 2012

Como anda o processo de revitalização da Lagoa Olho D'água?

Lagoa Olho D'água é a maior em área urbana do Brasil
Muita gente tem entrado em contato com blog peguntando quando as obras de Revitalização da Lagoa Olho D'água serão inciadas. O percebemos é que existe uma expectativa muito grande da população em torno desta obra, já que a situação de infraestrutura na região da lagoa é precária, quase inexistente. Nosso blog reuniu informações detalhadas de como anda o processo agora em 2012. É o que você confere neste post.

Resumo do processo de revitalização - em junho de 2008, durante visita do então presidente Lula ao Estado de Pernambuco, foi anunciado a liberação de cerca de R$ 110 milhões de reais para a revitalização da Lagoa Olho D'água. Os recursos eram provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 1.

Em 2009, o Governo do Estado inciou o cadastramento de mais de 1300 famílias que vivem nas margens da lagoa. Em seguida, começou a construção das moradias para essas famílias, no bairro de Cajueiro Seco. Em setembro de 2011, as primeiras 320 famílias que viviam na lagoa foram transferidas para o habitacional.

Em 2010, erros no processo de licitação atrasaram a contratação das empresas que elaborariam os estudos de macrodrenagem da região. Os estudos foram contratados apenas em outubro de 2010 e deveriam estar prontos em novembro de 2011, o que não aconteceu.

Etapas do Projeto - O projeto de revitalização está dividido inicialmente em 2 etapas. A primeira é a construção de moradias e a segunda a elaboração de estudos, projetos e posterior urbanização da área.

 A entrega das moradias está dentro do cronograma previsto. A previsão da Companhia Estadual de Habitação - CEHAB - é de que ainda neste primeiro semestre de 2012, outras 1052 famílias sejam removidas das margens da lagoa para o habitacional.

Já o início da urbanização da lagoa, nenhuma obra foi iniciada até o momento. A CEHAB informa que as intervenções de urbanização só devem começar no segundo semestre, após a desocupação da área. A Secretaria das Cidades não informou se os projeto de urbanização está pronto e quais áreas na lagoa serão contempladas. Acredito que só teremos essa informação também no segundo semestre, já que o governo faz a obra sem consultar a população.

Bom, o blog continua cobrando. Continue acompanhando agente. Mais novidades em breve.


Nenhum comentário: