sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sem dragagem e com muita sujeira, canal na margem da Lagoa Olho D'água representa perigo em dias de chuva

Margem leste da Lagoa Olho D'água. Onde existe vegetação deveria ser o canal de Setúbal

Muita gente pode não saber, mas na margem leste da Lagoa Olho D'água existe uma extensão do Canal de Setúbal, que vai do bairro de Piedade até Barra de Jangada. Lá o canal de Setúbal se emenda com o Canal Olho D'água, despejando todo esgoto na foz do rio Jaboatão.

Cavado a cerca de 10 anos, o canal tinha por objetivo aumentar a capacidade de vazão da água da chuva, que é muito intensa, principalmente no inverno.  Proposta que funcionava bem na época, amenizando os alagamentos. 

Hoje, o canal está completamente abandonado. A vegetação e o lixo tomaram conta do espaço por onde a água deveria escoar.  Desde que foi feito, o Canal de Setúbal (todo trecho na margem da lagoa) só foi limpo uma única vez, há cerca de 5 anos - "Essa vegetação atrapalha a fluidez de outros canais, que desembocam na lagoa. Por isso, toda vez que chove alaga tudo em Jaboatão. Isso sem falar na quantidade de mosquitos que nós moradores temos que conviver. A prefeitura precisa limpar este canal" - solicita a moradora Maria Betânia. 

E o nosso blog também sugere que a prefeitura limpe o canal de Setúbal na margem da lagoa o quanto antes. Já que não cumpriu a promessa de dragar a lagoa, dragando este canal é provável que os alagamentos diminuam bastante durante o inverno. 


Um comentário:

fabio pinto disse...

O inverno esta chegando e não é observado nenhuma ação dos gestores para solucionar o problema de limpeza de canais e galerias. Eu sou um simples cidadão e verifico a necessidade de que todos os canais deveriam ser limpos, por transitar pela cidade sei aonde estão os pontos de alagamentos e outros problemas. Será que é só a população que vê os problemas?