terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Jaboatão responde as críticas de pré-candidato do Psol


Em resposta ao senhor Mário César Ramos que se diz pré-candidato a prefeito deJaboatão dos Guararapes, pelo PSOL, a prefeitura do município esclarece: A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, nos últimos 3 anos, vem aumentando a captação de recursos para eventos e diminuindo a aplicação de recursos próprios, destinando o dinheiro para investimentos em áreas estratégicas, sempre em benefício da maioria da população.

Depois de quase 20 anos sem grandes investimentos na identidade cultural do Município, inclusive com o silêncio das lideranças políticas, estamos reestruturando a cultura e os eventos de Jaboatão. Pelo visto, essas ações são desconhecidas pelo pré-candidato do PSOL, embora sejam do conhecimento da maioria dos jaboatonenses.

Em 2009, a Prefeitura incentivava 120 blocos de carnaval e hoje temos mais de 350 blocos carnavalescos apoiados pelo Governo Municipal. Estamos fazendo um evento descentralizado, atendendo todas as regionais. Fortalecemos os maracatus, a escola de samba, os caboclinhos, as orquestras de frevo, entre outros, até projetando-os nacionalmente em eventos como o PE Folia. Jaboatão é reconhecido pelo Governo do Estado e se tornou um polo cultural no carnaval. Essas ações têm o reconhecimento do Governo do Estado. Tanto é assim que se tornou um dos polos culturais do carnaval pernambucano.

A Prefeitura Implantou uma nova concepção na festa da Pitomba, incluindo também cultura, esportes e lazer. Dentro do evento, realizamos a 1ª Feira literária de Jaboatão (Fliguara). As festividades religiosas também foram resgatadas em Jaboatão dos Guararapes.

Quando o pré-candidato do PSOL afirma que em Jaboatão não se cuida dos teatros, desconhece, ou faz que desconhece, a obra em fase de conclusão do Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, um dos mais importantes equipamentos de cultura e lazer que voltará a funcionar no município, depois de quase 20 anos de portas fechadas. Jaboatão dos Guararapes já implantou três NAC's (Núcleo de Ação Cultural) em áreas de vulnerabilidade social, resgatando jovens e adolescentes através da fomentação da cultura local.
Por iniciativa do município foi aprovada pelo Poder Legislativo a lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, que será lançado em breve. Hoje, estamos credenciados a captar recursos federais e estaduais para investirmos em nossa cultura, pela capacidade também de elaborarmos projetos específicos.
Por fim, entendemos que o debate político não pode ser apequenado, com acusações até levianas, de pessoas que não estão querendo enxergar a transformação em curso em Jaboatão dos Guararapes.

Assessoria de Imprensa Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Um comentário:

Paulo O. disse...

Gostei do esclarecimento.