terça-feira, 13 de setembro de 2011

ESPECIAL: Entenda porque Cleiton Collins ainda não saiu pré-candidato à prefeitura de Jaboatão

Muito tem se falado a respeito da candidatura do deputado Cleiton Collins à prefeitura de Jaboatão, mas o PSC, partido do deputado, ainda não autorizou a pré-candidatura, deixando muita gente (principalmente a população comum) sem entender o motivo. Vamos lá, nosso blog te explica tudinho, de forma simples e resumida, pra não complicar...

Qual é o poder de Cleiton Collins?

Hoje em Jaboatão, Cleiton Collins (PSC) representa (pelo menos na teoria) a maior ameaça para a reeleição do prefeito Elias Gomes (PSDB), isso porque, o deputado, que também é pastor e líder da bancada evangélica em Pernambuco, foi o mais votado no Estado, obtendo mais de 137 mil votos. 

Caso seja candidato em Jaboatão, Collins tem grande poder de persuasão entre os evangélicos, que representam grande parte do eleitorado do município. Dessa forma, Elias Gomes teria que trabalhar e gastar bem mais na sua campanha se quisesse ser reeleito. Além disso, Collins faria parte da Coligação da Frente Popular, a mesma do governador Eduardo Campos. Com o apoio do governador, Cleiton Collins teria grandes chances de ser eleito em Jaboatão. 

Qual a estratégia de Elias e do PSDB para evitar o concorrente? 

Desde que assumiu Jaboatão, o governo tucano vem tentando neutralizar algumas candidaturas. Para isso, andou oferecendo cargos de confiança e secretarias a vários partidos. No caso do PSC, cujo presidente é o deputado federal, Carlos Eduardo Cadoca, Elias Gomes ofereceu cargos de confiança, todos indicados por Cadoca.

O braço de direito de Cadoca, Daniel Pessoa, é atualmente secretário de executivo de articulação política do Governo Elias Gomes. Isso garante espaço político ao deputado Cadoca em Jaboatão, além de manter afastada possibilidade de candidatura de Cleiton Collins, já que Cadoca não deve, pelo menos neste momento, querer perder seu espaço dentro da prefeitura. Nos bastidores do poder, as línguas mais afoitas chegam a dizer que Cadoca e sua equipe está "mamando" nos cargos comissionados de Jaboatão. 

A pressão está aumentando

É claro que ele nega, mas para não perder seu espaço e cargos comissionados em Jaboatão, Cadoca vem fazendo de tudo para barrar a candidatura de Collins, mesmo vários setores do PSC, inclusive a bancada nacional, estando a favor da candidatura do deputado. E a pressão está aumentando.

Em reunião que aconteceu ontem a tarde, Collins disse a amigos que tem sim interesse em ser pré-candidato a prefeito de Jaboatão e que não pretende deixar o PSC tão cedo. Informações publicadas no Blog de Jamildo hoje a tarde, afirmam que o impasse poderia ser resolvido através de votação no diretório local do PSC. Neste caso, Collins venceria Cadoca, teria 5 votos a favor de sua candidatura e 4 contra. 

O que o prefeito do Cabo, Lula Cabral, tem com isso?

Quem está querendo dificultar as coisas para Elias Gomes é o seu principal desafeto político, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral. Ele está mexendo seus pauzinhos para convencer Cadoca a entregar os cargos comissionados em Jaboatão. Lula Cabral chegou a oferecer cargos comissionados no Cabo para que Cadoca apoie a candidatura de Collins. Outra opção sugerida a Cadoca por Cabral foi a oferta de cargos no Governo do Estado.

O que Lula Cabral ganha com isso? Simples! Com Cleiton Colins disputando a prefeitura de Jaboatão, Elias Gomes teria que trabalhar mais sua reeleição, não tendo tempo para se dedicar ao projeto político de eleger seu filho prefeito do Cabo, o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB). O caminho de Lula Cabral nas eleições 2012 ficaria "livre"... Além disso, existe ainda a possibilidade de Collins ser eleito prefeito de Jaboatão, destronando Elias. E isso é o sonho de Lula Cabral...

E qual é a posição de Elias Gomes no meio deste rolo?

Até o momento, o governo Elias Gomes vem evitando falar em reeleição. Limita-se a dizer que não é a hora de iniciar o debate e que seu atual compromisso  é administrar bem Jaboatão. Mas como Elias e sua equipe são ótimos estrategistas políticos, podemos esperar uma possível reviravolta neste quadro. A novela das eleições 2012 está apenas começando... 

6 comentários:

Eleitor do Jaboatão disse...

É lamentável ver na política brasileira o coronelismo “alugando” partidos em troca de emprego para sua tropa. Este Cadoca é um parasita na política, pois só pensa nele. Triste ver candidato com potencial de disputa como Cleito Collins ser impedido de disputar, e eleitores que não ter a oportunidade de votar em quem ele quer, isto é ainda resquício da ditadura militar.
Se Elias “já ganhou”, por que tem receio de disputar com Collins?
Mas se Elias impedir Cleito de disputar, pois parece que Elias é quem manda no PSC, pois alugou pagando em cargos, não tem problema, vem aí o Fernandão Rodovalho que esta ressurgindo entre os “mortos” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Te cuida Elias, as coisas não vão ser tão fáceis como em 2008 com Nyltinho Carneiro, Lula Cabral da Cidade do Cabo esta dizendo que entre perder o pleito de 2012 no Cabo e derrotar Elias em Jaboatão, prefere derrotar Elias em Jaboatão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
MTJ

DJALMA JUNIOR disse...

Participei dessa conversa ontem onde o deputado Cleiton disse que tem o apoio da nacional para que ele seja candidato em Jaboatão e que o presidente nacional falou que ele só não será candidato se não quiser. Agora o Pastor como é um político que tem tato, saberá o momento certo de expor isso. E TEM MAIS: corre-se o risco de uma frente com partidos da base do governo Eduardo(PT,PTB,PSC,PSB) para disputar com Elias.

Herbert Fernandes disse...

E o que será do PT, heim Djalma? rs rs rs

DJALMA JUNIOR disse...

O PT Herbert continua sendo um partido forte, orgânico com apoio dos movimentos sociais, com seus problemas internos mas com musculatura para disputar qualquer prefeitura, basta ter apoio das lideranças estaduais e nacionais. Não se deve menosprezar a força do PT. O que eu sei é que Elias terá que gastar muito dinheiro para se reeleger pois a coisa não está muito fácil para ele não.
Vou repetir o que venho falando em vários espaços de discussão: não estou aqui para defender o PT, sou filiado mas não sou alienado, tenho isenção e sei avaliar erros e acertos do partido. Tenho uma posição isenta do processo até porque sou um pesquisador e não político profissional.

Eleitor do Jaboatão disse...

Cadoca pediu um tempo a Cleiton Collins para negociar com Elias Gomes (PSDB) o DESEMBARQUE do PSC da prefeitura de Jaboatão.
Agora se pode afirmar que Cleiton é candidato a prefeito em Jaboatão.
Mas os comentários é que teve uma "mãozinha" do prefeito do Cabo Lula Cabral, que entre garantir o seu sucessor na Cidade do Cabo e derrotar Elias em Jaboatão, é prioridade DERROTAR Elias

valdirshalom disse...

vamos deixar disto e tirar este tirano de jaboatão entes que jaboatão afunde naos buracos