terça-feira, 30 de agosto de 2011

Na mídia: Assembleia discute atraso das obras na Lagoa Olho D´Água

Matéria publicada no Diário de PE de hoje

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, debaterá amanhã o andamento das obras de revitalização da Lagoa Olho D´Água, em Jaboatão dos Guararapes. A audiência, solicitada pelo deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), discutirá as causas do atraso dos trabalhos de melhorias da infraestrutura, tratamento de esgoto e desapropriação da comunidade ribeirinha. Também conhecida como Lagoa do Náutico, ela possui aproximadamente 400 hectares e é a maior, em formação de restinga em área urbana do Brasil, com uma área duas vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado José Humberto Cavalcanti (PSB), foram liberados quase R$ 110 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal liberados desde 2008, no entanto, as obras não “andam”. “Vamos nos reunir para saber o motivo dos atrasos, discutir com a sociedade e fazer o encaminhamento aos órgãos competentes, que estarão presentes no encontro”, afirmou. Segundo Cavalcanti, a lagoa está assoreada e os que moram na margem, cerca de 50 mil pessoas, não têm saneamento básico. “Assoreada e não tendo para onde escoar, a água das chuvas invade a área urbana, traz doenças muitos e transtornos para a população”, relatou.

A reunião acontece amanhã às 9h, no plenário da Alepe, e terá a presença dos representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Cidades, CPRH, a Prefeitura e Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, a Promotoria de Meio Ambiente, Cehab, Ibama, OAB Meio Ambiente e Cidadania, Defensoria Pública, Empetur, entre outros órgãos.

Gean França, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Com informações da Assessoria.

Nenhum comentário: