terça-feira, 12 de julho de 2011

Jaboatão promete concluir obras de contenção do avanço do mar no segundo semeste de 2012

Prefeito Elias Gomes se reuniu hoje com presidente da CPRH para agilizar licenças ambientais

Por Felipe Leite, da assessoria de imprensa da prefeitura de Jaboatão 

Imagem: Marcelo Ferreira (Divulgação)
Jaboatão dos Guararapes é a cidade de Pernambuco que está com o projeto de contenção do avanço do mar mais adiantado. Na manhã desta terça-feira (12/07) o município deu mais um passo para a resolução do problema. É que o prefeito Elias Gomes, junto com a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Fatima Lacerda, executivo de Meio Ambiente, Ermírio Rego Barros e assessores especiais, se reuniu com o presidente da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Hélio Gurgel, para tratar de assuntos referentes às licenças ambientais necessárias para a continuação do projeto.

“Os projetos estão bem adiantados. Devido ao estado de emergência em que se encontra o município e petições judiciais para resolução imediata do problema, já estamos trazendo a documentação solicitando as liberações para que, enquanto o projeto executivo é finalizado, as licenças possam sair e até dezembro já possam ser iniciadas as obras. Acredito que até o final do primeiro semestre do próximo ano a obra esteja pronta. A partir dai serão feitas as obras de requalificação das áreas que foram danificadas pelo avanço do mar”, disse o prefeito Elias Gomes.


Segundo Fátima Lacerda, secretária de Desenvolvimento da Cidade, a obra está orçada em R$ 30 milhões e irá engordar toda a faixa litorânea do município, que mede cerca de 9 quilômetros. “Essa é a primeira etapa do projeto. Os recursos já estão garantidos por uma emenda de bancada. A segunda será a requalificação de todas as áreas afetadas pelo avanço do mar. As jazidas de areia já foram encontradas e agora só falta a liberação das licenças para começarmos a obra que irá mudar a orla de Jaboatão”, explicou.


“Estamos acompanhando desde o início o projeto e essa é uma parte importante, a entrega da solicitação das licenças. Tive a satisfação de receber Elias e toda equipe trazendo todos os dados técnicos e científicos necessários para que o projeto transcorra bem. A CPRH se empenhará para o mais rápido possível termos essa obra, que será positiva para todo o Estado", disse Hélio Gurgel, presidente do CPRH.


E o nosso blog te pergunta: Você acredita que as obras de contenção do avanço do mar de Jaboatão estarão concluídas no segundo semestre de 2012?



 

4 comentários:

Paulo disse...

trata-se de uma aterro hidráulico realizado por navios-draga e de acordo com a coastal planning, o curso de implantação da intervenção vão demandar quatro meses, pois é uma intervenção simples,sob a ótica da engenharia.
A própria pria de copacabana, ro rj, foi submetida à engorada na faixa de areia, no inicio da década de 70, permitindo a construção da av. atlantica tal como a conheçemos hoje e os resultados são visiveis até hoje.

segue o link de algumas fotos, da praia de miami, que foi recuperada pela coastal planning:

http://marine.rutgers.edu/pt/images/coastal-3.jpg

http://geology.uprm.edu/Morelock/5_image/miami.jpg

agora... as fotos da experiencia dos nossos vizinhos brasileiros:

http://fotolog.terra.com.br/bfg1:681
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:682
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:683
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:684
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:685
navio draga
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:686
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:687
http://sp0.fotolog.com.br/photo/0/54/11/tumminelli/1120840709_f.jpg
http://sp0.fotolog.com.br/photo/0/54/11/tumminelli/1121363179_f.jpg

praia de copacabana antes da intervenção, fim da década de 60:
http://fotolog.terra.com.br/bfg1:677

praia de copacabana, atualidade:
http://2.bp.blogspot.com/_ubYvtnX2s18/TQ0Nl4fvEsI/AAAAAAAAAxg/AsT-OISgmmE/S748/praia+de+copacabana+fotos+%25284%2529.jpg

Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse...

E não trata-se de uma questão de "acreditar" ou não... pois trata-se de um aterro hidráulico, intervenção simples sob a ótica da engenharia, diante que outros feitos do gênero, muito mais "hérculsos" foram implantados em tempo similar.
Não represento o poder municipal, falo apenas na figura de um técnico.

De acordo com fontes da prórpia coastal planning, o curso de implantação da obra demandará apenas quatro meses.
De acordo com a mesma, o "algoz" da orla de jaboatão foi um dique, construido desnecessariamente na foz do rio jaboatão no fim da década de 80... o mesmo esta retendo o livre fluxo de correntes costeiras, consequentemente vindo a impedir a natural deposição de sedimentos na orla, que estão retidos no dito dique, juntamente com as correntes.
No pacote de intervenções a ser licitado, esta incluida a implosão deste elemento estrutural(dique).
Tambem estão incluidas intervenções localizadas no molhe de candeias.
Após "pressionar" uma fonte do governo municipal, fui informado que e um segundo momento, será licitada a construção de equipamentos públicos ao longo da orla... o principal deles mostra-se pelo parque linear (calçadão) que será implantado em toda a extensão da orla, tanto como utilidades de hierárquia inferior tais como equipamentos esportivos, quiosques comerciais, elementos de efeito paisagistico e a possivel ampliação da Av. beira mar, mas que por enquanto esta ultima ainda não passa de uma intenção.

Mostra-se importante frisar que recuperação da orla não beneficia apenas aos moradores da linha de beira mar, e sim a todos os moradores dos bairros de orla da cidade, diante que a dita obra acarretará expressivos impactos de ordem social e economica, com o aquecimento da atividadee hoteleira e sua consequente expansão, industria imobiliaria e a devolução deste democrático espaço público de lazer à população, que a muito vinha sendo sucessivamente privada do mesmo.

Manterei o blog informado do decorrer do processo, assim que obtiver maiores informações.

E aproveito para o parabenizar pelo seu trabalho aqui, falo por mim e em nomes de outros técnicos de "expressão" no estado, que o seu blog vem repercutindo e muito.
Continue firme na luta e só assim que os pleitos da população terão a devida projeção e serão ouvidos pelo poder estatal.

Tenha uma boa noite.

Herbert Fernandes disse...

Olá Paulo, eu concordo plenamente com vc. As obras de contenção do avanço do mar são extremamente importante e beneficiarão toda a população. Eu fico apenas em dúvida se a prefeitura conseguirá cumprir o prazo prometido, pois quando se trata de promessa da prefeitura de Jaboatão, melhor ficar com o pé atrás, o histórico deles em não cumprir promessa é grande. Mesmo assim estou otimista e conto com sua colaboração para nos ajudar a acompanhar e cobrar essa obra.

Obrigado pela consideração e estima,

Herbert Fernandes