sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vice-presidente do PV Jaboatão explica as políticas ambientais da gestão Elias a fala das estratégias do partido para as eleições 2012 em Jaboatão

Prezado Herbert, mais uma vez parabenizo pelo bom trabalho informativo na prestação de serviço a comunidade de Jaboatão através deste site. 
 
Sobre seu comentário, a “Estratégia” do PV Jaboatão para 2012", concordo em parte com seu argumento, cada pleito tem sua especificidade. Mas não se pode desprezar o legado que a verde Marina Silva proporcionou em Jaboatão. Foram 102 mil votos, sendo a 2ª mais votada, superando José Serra, que teve 50 mil votos e ficando atrás de Dilma, que ganhou com 148 mil votos, com uma grande “maquina” fazendo a sua campanha. 
 
Os votos a Marina em sua maioria foram espontâneos e programáticos, de pessoas que entenderam e acreditaram na proposta da candidata na preservação do meio ambiente. 
 
Jaboatão dos Guararapes tem, como em todas cidades do Brasil, problemas ambientais graves e, podemos dizer, de difícil solução como: O Rio Jaboatão o qual conheço bem, pois nasci em uma casa na sua margem. O rio tem como principal poluidores os afluentes domésticos, causados pelos esgotos sem o devido tratamento. Comparado com os poluidores industriais, os domésticos representam 80% na poluição do Rio Jaboatão.

Ooutro grave problema é o saneamento básico, o qual a cidade só dispõe em 3%, existindo precariamente apenas nas chamadas “vilas de COHAB”. Então, para se solucionar a poluição do Rio Jaboatão tem que se resolver não só a poluição industrial, mas também a poluição dos efluentes residenciais, o que o Governo Municipal não tem condições e nem competência, pois tanto rios como saneamento básico, são de responsabilidades do Governo Estadual. Mas o município tem que cobrar e propor soluções. 
 
Outro grave problema que se arrasta há pelo menos 3 décadas é o da Lagoa Olho D’agua, hoje chamada pelos "fanaúticos" como eu, de Lagoa do Náutico. É também de responsabilidade Estadual e Federal. Mas parece que agora a problemática da Lagoa vai ser solucionada, pelo menos teve início. 

A degradação da Lagoa e seu assoreamento, além  da inexistência de um bom sistema de drenagem no município, também é outro grave problema que o Governo Municipal esta buscando soluções. 

O chamado “Avanço do Mar” e também algo que tem atormentado principalmente os moradores da orla de Jaboatão, o qual o Governo Municipal está trabalhando para resolver com o projeto de engorda das praias.

Temos também a problemática da preservação das reminiscências da Mata Atlântica, da qual o município era 100% composto desta vegetação, só restando hoje 12%, e inúmeros outros problemas. 
 
O Partido Verde integra o Governo de Elias Gomes desde o início da gestão, em janeiro de 2009, comandando a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, tendo como titular da pasta o secretário Ermírio do Rego Barros, que tem trabalhado para que o governo solucione tais problemas.  

Estes problemas não são resolvidos num toque de mágicas. É necessário muito trabalho e planejamento, o que o governo vem fazendo, pois há pelo menos 4 décadas, este município tem tido gestões que não planejaram a cidade. Posso dizer isto com propriedade, pois nasci nas margens do Rio Jaboatão, no bairro de Socorro. Nos meus 62 anos de idade, pela primeira vez, vejo a cidade ser planejada e melhorada. 

Hoje pela manhã, o Prefeito Sr. Elias Gomes apresentou a sua equipe, O PLANO ESTRATEGICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO MUNICIPIO – JABOATÃO 2020. A CIDADE DE OLHO NO FUTURO, o qual em breve será apresentado a população, intitulado MOVIMENTO JABOATÃO 2020.

Waldir Benevides
2º Vice presidente do PV Jaboatão

2 comentários:

Iágrici Lima disse...

Me perdoe o Sr. presidente do PV, pois nem o conheço, não sei de sua conduta...do seu histórico político, mas estamos cansados dessa conversa de que nada se resolve num passe de mágica, que Jaboatão sofre há décadas e lá rá ri...
Se não se pode resolver nada da noite para o dia então concordamos que não adianta mais 4 anos de gestão de Elias Gomes, pois nada vai se resolver mesmo...
Assim como eu disse num post a esse blog, não precisamos de obras faraônicas. Algumas até pedem esse cárater, mas entendo que boa vontade e compromisso do poder público é fundamental. Os problemas do município e não apenas as questões ambientais (pois essa são de cunho fundamental e emergencial) estão ainda mais afundando o município.
Não vejo a cidade de vida nova. E se não dava para fazer em 4 anos e nem dará para resolver em 8,então pra que se comprometeram?
Jaboatão está abandonada e isso é sentido na pele da população que vem vivendo com a calamidade em que se encontra o município...
Não aceitamos mais essa desculpa de que é preciso tempo...que o rombo é grande, pois esse papo, já escutamos demais.

Benevides disse...

Lágrici Lima, entendo as suas palavras e concordo em parte com você, mas a maneira de tentarmos mudas as coisas é fazer como você esta fazendo, criticar com responsabilidade e honestidade, mas também mobilizar outros para cobrar do poder publico , pois que queira ou não, na democracia é o povo quem escolhe os governantes, e se tem o direito de criticar e cobrar, também tem o DEVER de participar na vida politica, aproveito para lhe convidar para a posse da nova Executiva do PV Jaboatão que acontecerá nesta próxima terça feira 21 de maio ás 19h. no Plenário da Câmara dos Vereadores do Jaboatão dos Guararapes.