terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeitura de Jaboatão inicia tratamento contra verminoses nas escolas municipais

Mas saneamento básico que é bom nada...

Começou hoje a campanha de tratamento de verminoses em crianças de 6 a 12 anos da rede municipal de ensino de Jaboatão. No total, mais de 25 mil crianças devem receber palestras sobre prevenção, além de medicamento em dose única para tratamento. 


De acordo com a secretária executiva de educação, Edilene Soares, a ação é positiva, pois muitas mães não tem condições de custear o tratamento - "Essa é uma forma de dar atenção integral à criança, com saúde preventiva e educação. Uma criança sadia tem um aprendizado melhor e rende muito mais em sala de aula”, disse


Bom, nosso blog acha a ação importante, mas sair medicando as crianças indiscriminadamente, sem investir em saneamento básico é "dar murro em ponta de faca". As crianças vão continuar pisando no esgoto a céu aberto e contraindo novamente vermes, além de  doenças mais perigosas, como a esquistossome, muito comum na zona sul de Jaboatão. 


Várias escolas de Jaboatão estão localizadas em localidades sem nenhuma infraestrutura. Nosso blog já cansou de mostrar vias de acesso precárias a muitas escolas aqui na Lagoa Olho D'água. A prefeitura tem conhecimento das áreas críticas, mas só faz serviço "meia sola", como terraplenagem e valas, por onde o esgoto continua correndo a céu aberto em frente das instituições. Quando chove o "serviço" é desfeito e as crianças precisam pisar na lama se quiserem estudar.

2 comentários:

Iágrici Lima disse...

Quando leio essas notícias no site da prefeitura, fico a pensar como é que pode essas coisas sem sentido serem executadas da forma como são. É claro que a prefeitura deve fornecer o tratamento, sim. Mas não adianta fazer uma ação como essa, por exemplo no Sovaco da cobra, na escola Raquel Gomes, onde as crianças vão para a escola pisando em esgoto a céu aberto, com todo tipo de dejeto, cobras, animais mortos, lixos e tudo mais...
É mais dinheiro empregado de forma errada quando poderia estar de fato, minimizando um problema, se outro estivesse sendo sanado que é o do saneamento básico.
É muito vergonhoso a forma como as coisas são feitas e como somos tratados. Como se não percebêssemos a falta de compromisso e as ações que são feitas para "tapiar" o povo.

Herbert Fernandes disse...

Eu concordo plenamente com vc Iágrici. O tratamento é importante, mas no outro dia as crianças serão contaminadas novamente. Sim, no outro dia, pois precisam pisar no esgoto para entrarem em várias escolas de Jaboatão. Na Lagoa Olho D'água tem a e Escola Raquel Gomes, no Sovaco da cobra (que vc citou) e a Escola José Rodovalho, em Piedade. Ambas dentro da lama e do esgoto, em área endêmica de esquistossomose, que é uma doença muito pior que verminose.