segunda-feira, 23 de maio de 2011

Acontece em Jaboatão (23/05/11)...

Bastam 5 minutos - não precisa chover muito para o trecho da Av. Ayrton Senna (perto da curva do "S"), em Piedade, ficar completamente alagado. Todo ano é a mesma coisa: com 5 minutos de chuva a principal avenida do bairro fica parecendo um rio. E pra piorar a situação, a via está toda esburacada. Se você trafega pelo local é melhor tomar cuidado para não cair nas crateras. 

E a Aniceto varejão continua um caos - se a prefeitura de Jaboatão estivesse respeitando o estado de emergência que ela mesmo decretou e tivesse trabalhado no final de semana (que fez um sol maravilhoso) talvez não tivesse pago mais um mico hoje. É que, mais uma vez, mandaram o pessoal de limpeza urbana limpar as galerias de esgoto da via e a chuva atrapalhou. A Rua Aniceto Varejão logo se transformou num rio e pessoal da limpeza parecia que estava enxugando gelo, tadinhos... Outro detalhe que não posso deixar passar despercebido é o fato do pessoal de limpeza estar trabalhando dentro da água suja sem equipamentos de proteção individual, além das máquinas necessárias para desentupir as galerias. Ao invés de usar uma enxada não seria mais prático, rápido e eficiente usar um caminhão de sucção?

Depois do Jacaré e a vez da Jibóia - como as ruas de Jaboatão não tem infraestrutura e se transformam em verdadeiros pântanos toda vez que chove, os animais selvagens devem se confundir e acabam trocando seu habitat natural pelas ruas e residências da área urbana. Depois de um jacaré ter sido resgatado numa comunidade de Cavaleiro na semana passada, hoje foi a vez de uma Jibóia de mais de 3 metros ganhar as manchetes dos jornais. A serpente foi retirada pelo Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão (GAMA) de dentro de uma residência no bairro de Prazeres e encaminhada para o Zoológico Horto de Dois Irmãos. Que susto os moradores devem ter levado, heim!?

Popularidade em baixa - longe de mim ser tendencioso... mas nas conversas de grupinhos de moradores de Jaboatão o que não faltam são críticas ao prefeito Elias Gomes. A população já está cansada de tanta conversa e pouca ação. Por onde se anda no município só se encontra lama, buraco e esgoto a céu aberto, o que tem deixado a popularidade do prefeito cada dia mais em baixa.

Verdes em crise - Alguns membros do Partido Verde de Jaboatão andam insatisfeitos com a direção do partido no Estado. Semana passada, o ex-vereador de Jaboatão, Fernando Gordinho fez duras críticas ao presidente do PV, Sérgio Xavier. Gordinho se sente desprestigiado no PV e criticou ainda a ida de Xavier ao Governo do Estado, pois acredita que o PV tem que ser oposição se quiser realmente militar pelas causas ambientais. Mas a pergunta que não que calar: porque Sérgio Xavier tem que ser oposição enquanto todos os membros do PV Jaboatão se aliaram a Elias Gomes, por exemplo. Vai entender...

Um comentário:

Blog da Família disse...

Meu questionamento nunca foi em está apoiando o governo, e sim como foi construído este apoio e como se chegou ao nome de Sérgio Xavier. Acho que essa questão merecia um debate amplo com todos os verdes do estado, fato este que nao aconteceu, fazer parte do governo com a aprovação popular é um orgulho para qualquer instuitição, Partido ou Cidadão.No caso de Jaboatão é diferente, na pré-campanha eu e outros companheiros defendiamos que o PV deveria apoia Elias Gomes, depois de uma ampla discursão a grande maioria decidiu ficar com André Campos e então seguimos o partido.
Após assumir aprefeitura o Prefeito convidou o PV a fazer parte do governo, tive o meu nome e o de alguns companheiros indicados, Entendiamos que o apoio seria no campo das propostas e na construção de um novo Jaboatão. Estamos com muito esforço mesmo com toda a desarrumação do PV tentando cumprir nosso papel.

Atenciosamente,

Fernando Gordinho