segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

15 minutos de chuva... Rua Aniceto Varejão completamente alagada

Rua Aniceto Varejão é o principal acesso ao Conjunto Dom Hélder e dezenas de comunidades na lagoa

Imagens de arquivo do Blog Residencial Piedade Life
Rua Aniceto Varejão foi invadida por moradias, obstruindo a via e o canal, 
que passa com sufoco por baixo da invasão

Os 15 minutos de chuva forte no final da tarde de hoje, foram suficientes para deixar o principal acesso dos moradores do Conjunto Dom Hélder e dezenas de comunidades na lagoa, completamente alagado. A rua Aniceto Varejão, em Candeias (perto da curva so "S") ficou completamente intransitável.

A água da chuva misturada a dos esgotos estourados tomou conta de toda a rua e deixou motoristas e pedestres irritados. Ruas transversais também ficaram alagadas, assim como um trecho da Av. Ayrton Senna, próximo ao Colégio Especial, de Piedade. 

Por baixo da Rua Aniceto Varejão passa um canal, que segue até a Lagoa Olho D'água. No trecho onde a rua foi invadida, o canal segue por baixo das casas e em seguida corre a céu aberto. O canal está completamente sujo e assoreado, dificultando o escoamento da água.

Se o canal estivesse limpo, uma chuva de 15 minutos não alagaria a Aniceto Varejão. Agora no inverno a história é outra. Mesmo se o canal estiver limpo, a água não consegue escoar, pois a Lagoa Olho D'água está assoreada e a água sofre refluxo, deixando a zona sul de Jaboatão completamente alagada.

A prefeitura de Jaboatão prometeu que até Julho deste ano, iniciará obras para abrir a Rua Aniceto Varejão até a Lagoa Olho D'água. O projeto está em fase de criação e irá para licitação no próximo mês, de acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura.  O blog vai acompanhar e cobrar.

As obras na Rua Aniceto Varejão devem beneficiar mais de 30 mil pessoas. Dentre elas os moradores da lagoa, da comunidade Espinhaço da Gata, e do futuro Conjunto Residencial Piedade Life, que está sendo construído pela Tenda nas margens do canal e não tem ruas de acesso com infra-estrutura.

5 comentários:

Unknown disse...

Em Jaboatão quem invade rua, beira de rio e de lagoa tem mais direito do que as pessoas que pagam seus impostos em dia. É um absurdo uma rua como a aniceto varejão ser invadida e a prefeitura não ter feito nada na época. Os invasores atrapalham a vida de todo mundo, pois graças a eles o canal está obstruído.

ferraz disse...

A Prefeitura de Jaboatao dos Guararapes tem o dever de abrir a Aniceto Varejao até a Lagoa, indenizando, e fazendo o que for necessario para isso, pois invadiram por falta de fiscalizacao da prefeitura, e nós é que somos prejudicados, mesmo pagando nossos impostos temos que sofrer este tipo de constrangimento.

Unknown disse...

Falando em invasão, é só ir no muro do Edificio Residencial D'Itália na Rua Aniceto Varejão 704, o mesmo está tomado por residência. Onde seria calçada do condominío está tomado por barracos. e a prefeitura não faz nada... pagamos IPTU e não é barato e quando reclamamos através do site à prefeitura, nem ao menos recebemos de volta alguma resposta.
Do meu apartamento a vista da Lagoa é linda, espero poder contribuir para que possamos usufruir da beleza da lagoa e também ao chegarmos perto podermos usufruir do lazer que a mesma poderá nos proporcionar. Vi o video da despoluição da ilha do fundão no Rio, realmente temos que cobrar de nossos governantes uma ação igual para a lagoa olho d'água. abraços

ferraz disse...

NOS MORADORES DAS RUAS ANICETO VAREJAO, GUIABÁ, JANGADEIRO ESTAMOS HORRORiZADOS COM A ATITUDE DO PREFEITO ELIAS GOMES, POIS COM A BURAQUEIRA E LAMA QUE ESTAMOS QUE ENFRENTAR O PREFEITO TEM CORAGEM DE ANUNCIAR PLANOS 2020, PARA QUE ELE POSSA SE REELEGER, MAIS UMA ENGANAÇAO

ferraz disse...

ADILSON FERRAZ DE PIEDADE - NOS MORADORES DAS RUAS ANICETO VAREJAO, GUIABÁ, JANGADEIRO ESTAMOS HORRORiZADOS COM A ATITUDE DO PREFEITO ELIAS GOMES, POIS COM A BURAQUEIRA E LAMA QUE ESTAMOS ENFRENTANDO O PREFEITO TEM CORAGEM DE ANUNCIAR PLANOS 2020, PARA QUE ELE POSSA SE REELEGER, MAIS UMA ENGANAÇAO