domingo, 2 de janeiro de 2011

Faltam guardas ambientais na Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão

Jaboatão possui apenas 16 guardas ambientais e 1 viatura alugada para fiscalização

Para se combater crimes ambientais não é necessário apenas boa vontade. É preciso investimento do poder público. E Jaboatão  ainda está longe de ser um exemplo na área ambiental, mesmo com os esforços dos profissionais que trabalham dia e noite em prol do meio ambiente. 

Com mais de 256 quilômetros quadrados de extensão e uma população de mais de 600 mil habitantes, Jaboatão possui apenas 16 guardas ambientais. Eles se revesam num trabalho exaustivo de fiscalização, que esbarra ainda na falta de equipamentos. 

Hoje, o Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão (GAMA), possui apenas 1 viatura para atender as ocorrências, que vão de crimes ambientais graves a denúncias de poluição sonora. A viatura é um carro popular comum que foi alugado pela prefeitura.  Como o veículo não é adequado, os agentes ambientais tem dificuldades para chegar em lugares de difícil acesso, como em matas, áreas de mangue e terrenos arenosos.

 Veículo utilizado pelo GAMA para atender as ocorrências

Apesar das dificuldades, a situação já foi pior. Quando a secretaria foi criada pelo então prefeito Elias Gomes (PSDB), existiam apenas 4 guardas ambientais. Em 2 anos, o ex-secretário, Márcio Mendes, ampliou este número para 16. Mesmo assim a quantidade é considerada insuficiente para atender a um município com a extensão de Jaboatão. Existe a expectativa que este número dobre agora em 2011, chegando a 32 profissionais. Mas nada está certo ainda. 

Outra conquista recente foi a aquisição de um bote, que não existia. Agora, os guardas ambientais poderão fiscalizar os mananciais do município. Equipamentos de áudio e vídeo, necessários para documentar os flagrantes, também foram adquiridos este ano.

 Mesmo sem pessoal, GAMA realizou um bom trabalho em 2010

Mesmo o blog estando descontente com a ausência de fiscalização aqui na na Lagoa Olho D'água, não podemos negar que ano de 2010 foi um ano relativamente positivo para o Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão (GAMA). Poderia ser melhor se tivesse uma estrutura mais adequada...

Além de ter aumentado o seu efetivo, o órgão de fiscalização contabiliza grandes feitos, como a apreensão de 490 equipamentos de som e cassação do alvará de funcionamento de 2 casas de shows em Jaboatão, na chamada "Operação Sossego", que visa combater a poluição sonora. 

O GAMA ainda realizou operações para conter podas de árvores e retirada irregular de areia em áreas de preservação. Vários infratores foram autuados e pás, enxadas e serras apreendidas.

Atualmente a secretaria de Meio Ambiente está realizando cursos de formação de agentes ambientais, em parceria com a Secretaria da Mulher. Mulheres das comunidades estão sendo capacitadas para serem um canal de comunicação entre o poder público e a comunidade, agilizando as demandas dessas comunidades.

Nosso blog deseja que em 2011 o GAMA possa atuar de forma menos precária. Resolver estas questões será o desafio do novo secretário de desenvolvimento da cidade, em parceria com o sub-secretário de meio ambiente, se é que assim podemos chamá-lo após a recente reforma político-administrativa que unificou as secretarias em Jaboatão, "diminuindo-as" teoricamente de 21 para 11.

Nenhum comentário: