segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Canal de Setúbal transbordou com pouca chuva

O canal de Setúbal, principal canal de esgoto da zona sul de Jaboatão, transbordou na última sexta-feira, dia 21/01, com apenas 29mm de chuva. As informações foram divulgadas hoje pela Defesa Civil de Jaboatão. Com o transbordamento, algumas famílias deixaram suas residências por precaução. A Defesa civil do município continua monitorando a área.

O transbordamento do canal impressiona pelo pouco volume de chuva. A provável causa para o canal ter transbordado é o assoreamento da Lagoa Olho D'água, que hoje está com menos de 80 centímetros de profundidade (o normal seria 8 metros). Sem ter para onde ir, a água chega na lagoa e sofre refluxo para a área urbana, alagando comunidades e as principais vias da zona sul de Jaboatão.

Nosso blog já havia dado o alerta para o índice preocupante do assoreamento da lagoa, em post publicado no dia anterior ao ocorrido (20/01). Na matéria, o blog mostrou que as garças conseguiam ficar em pé em cima do espelho d'água, quase no centro da lagoa.

Agora vamos esperar para ver as providências do poder público. Se com 29mm de chuva o canal de Setúbal já transbordou, imagine quando tivermos que enfrentar chuvas bem mais intensas durante o inverno?

A meteorologia prevê chuvas bem mais violentas na região Nordeste do que as do ano passado, em virtude do fenômeno La Niña.

3 comentários:

Unknown disse...

Herbert, boa noite. Até quando vamos ter que suportar e conviver com esse drama. Isto pode ser chamado de "O cúmulo do absurdo". Entra ano e sai ano, entra prefeito e sai prefeito, e falta vontade política para resolver um problema que para nós é tão grande, mas para eles é fácil de resolver. Falta vontade política.Cadê as máquinas que estavam tirando areia de Barra e Jangada, para aterrar Piedade? Segundo comentários, assim que a draga terminasse de fazero serviço, iria direto para a Lagoa. Quando???????

Unknown disse...

Mais veja você, com isso a Prefeitura se preocupa:
" A Secretaria de Cultura e Eventos já começou os preparativos para o II Baile Municipal de Carnaval. A festa que acontece no dia 25 de fevereiro, antecipa os festejos carnavalescos do município programados para o início de março com as prévias de apresentações dos blocos e agremiações. O evento traz o tema A Cultura Popular de Jaboatão e terá como cenário o Clube Jaboatanense, localizado no centro da cidade."
fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3223.
Afinal rende divisas para o município, e a Lagoa?????

William Robert disse...

Quando chover vai acontecer um dilúvio em Jaboatão. Cadê as obras seu Elias? Estamos cansados com tanto descaso.