sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jaboatão comemora dia da árvore com sua maior lagoa desmatada

 Lagoa Olho D'água, Jaboatão dos Guararapes

No próximo dia 21/09, a prefeitura de Jaboatão vai realizar um grande evento para comemorar o dia nacional da árvore. Apesar de algumas ações do município, como a plantação de algumas mudas na principal avenida de Candeias, nosso município ainda não tem muito o que comemorar.

Na Lagoa Olho D'água, a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil, localizada na zona sul de Jaboatão, o desmatamento compõe o cenário. Queimadas, habitações irregulares e matança de animais acontecem diariamente, sem que a secretaria de meio ambiente do município, ou o IBAMA, tomem alguma providência.

Nas imagens aéreas da lagoa é possível ver que o desmatamento e as queimadas alcançaram proporções preocupantes. Até o serviço de localização por satélite do Google (Google Earth) já flagrou enormes áreas queimadas nas margens da Lagoa. 

Ao invés de comemorar não seria mais fácil tentar recuperar a vegetação da Lagoa Olho D'água. Mas não, a mais importante lagoa do município e do Brasil continua esquecida. Será que os patrocinadores desse evento, como a Coca-Cola (por exemplo), sabem disso? 

3 comentários:

Marcos Cunha disse...

não sei pra que mudaram o nome da Lagoa do Naútico.... eu morei no DH no iniciozinho em 1985 e saindo em 1996.

Herbert Fernandes disse...

Também acho Marcos. Mas sabe que eu até gosto de Lagoa Olho D'água?

Anônimo disse...

A Lagoa Olho D'água é uma que fica por trás do complexo industrial de Prazeres?
Se for, conheço um profissional da área de meio ambiente de uma multi nacional, que tem como prioridade a conservação de tudo que se refere ao meio ambiente das adjacencias da industria,ele já deve ter esse site,vou comentar com ele,pra deixar comentários mais específicos.Abraços!!!