segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EDITORIAL- Descaso público: Moradores da Lagoa Olho D’água pagam, mas não tem serviços essenciais


Pela constituição federal, todos os cidadãos devem ser tratados com igualdade de direito, certo? Errado. Pelo menos é assim que devem pensar os administradores de Jaboatão dos Guararapes, que não fazem absolutamente nada para, no mínimo, amenizar os transtornos causados pelas chuvas nas dezenas de comunidades na Lagoa Olho D’água. Desde o início deste inverno venho postando e reivindicando (no blog e através de reuniões e requerimentos enviados à prefeitura) melhorias nos acessos a algumas localidades da lagoa, mas até agora NENHUMA das minhas solicitações (e dos outros moradores) foram atendidas pelo governo municipal.
 
Eu e todos da lagoa nos sentimos revoltados com essa administração, que prioriza obras desnecessárias, como a construção de um centro de convenções e da uma nova sede para a prefeitura, em detrimento da qualidade de vida e cidadania da população. Isso é, no mínimo, antiético e as razões dessas obras deveriam ser analisadas criticamente pela população e por toda imprensa.
 
Boa parte dos moradores que vivem na Lagoa Olho D’água pagam impostos, IPTU alto, moram de forma regular, em loteamentos legalizados há dezenas de anos e não tem o sossego de sair e chegar em suas residências. As ruas estão cheias de crateras e lama. Os veículos e pedestres não conseguem mais se locomover. A situação é grave e calamitosa, digna de uma intervenção por parte da justiça, que poderia acusar esse governo de omissão. As pessoas estão tendo direitos essenciais castrados por um governo omisso, que finge que está tudo bem e parece não ter competência para, sequer, tapar buracos, mesmo que de forma emergencial.

Está tudo protocolado. O secretário de serviços urbanos, Evandro Avelar, já recebeu requerimento solicitando melhorias no Parque Lagoa Olho D’água, em Piedade. Mas parece que esses documentos são engavetados e sequer lidos, por quem deveria trabalhar em prol da população. Não recebi uma única resposta, numa total demostração de falta de respeito. Aproveito para retificar que todo o governo de Jaboatão sabe dos problemas da Lagoa, inclusive o prefeito Elias Gomes (PSDB). Os problemas são gigantescos e de conhecimento público, através de toda a imprensa, ONGs, movimentos sociais, etc.
 
Todos sabem que é impossível resolver as mazelas de Jaboatão em poucos meses, mas não custa nada atender as solicitações de melhoria de acesso, que são emergenciais e tão básicas. Governos comprometidos debatem de verdade, sentam com a população, ouvem as reivindicações, prometem e fazem. Era isso que os moradores da lagoa esperavam do governo Elias Gomes. Mas parece que vão continuar esperando, pois são simplesmente ignorados, até o dia que entrarem com ações na justiça exigindo que seus direitos de cidadão sejam respeitados por esse governo omisso, tão parecido com o seu antecessor.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu moru na lagoa e istou indiguinada cum essa situassao